Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

 

 

Nos dias 6 e 8 de novembro, de 9 às 12h, acontece a 10ª edição do Meio a Meios, evento do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ, cujo tema é “Da pauta às fontes: o mundo pelo olhar do jornalismo”.

Organizado pelos professores Flávio Nehrer e Paulo César Castro, através do Programa de Educação Tutorial (PET) da ECO, o evento tem como objetivo reunir jornalistas e representantes de movimentos sociais para discutir, com os alunos de jornalismo da ECO, como as pautas e as fontes dos veículos da grande mídia jornalística podem refletir mais criticamente o grande dinamismo da sociedade brasileira através de seus múltiplos acontecimentos e ricos personagens. 

Espera-se, assim, contribuir para que os futuros jornalistas possam contemplar em suas atuações profissionais coberturas mais inclusivas, plurais e democráticas e afastar-se dos velhos padrões já consolidados de escolha de acontecimentos para noticiar e de entrevistados a quem dar a palavra.

Para receber certificado, é necessário participar dos dois dias do evento. Inscreva-se AQUI.

Veja como chegar à ECO: http://www.eco.ufrj.br/index.php/about-us/como-chegar

O evento é aberto gratuitamente a estudantes de jornalismo, jornalistas e demais interessados no tema. Segue abaixo a programação detalhada.

 

Programação

 

6 de novembro – Laboratório de Jornalismo Experimental [o laboratório fica ao lado do Auditório da CPM. Veja no mapa do campus da Praia Vermelha]

  • Bruna de Lara
    Formada em jornalismo pela ECO-UFRJ e repórter do The Intercept

  • Maria Amália Cursino
    Coletivo Pretaria

    Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela ESPM-Rio (2004). Atualmente é Técnica Universitária II da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais no CEFET-Rio e cofundadora e Diretora Executiva e de Conteúdo do Coletivo Pretaria, que se propõe a mover estruturas pensando e articulando novas epistemologias para a construção novos paradigmas interseccionais na Comunicação brasileira.
    Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando como criativa em agências de comunicação e design (Redatora Publicitária, Roteirista, Webwriter, Arquiteta da Informação e Planner) durante 15 anos. 
    Hoje tem como foco o estudo dos processos afrodiaspóricos e suas expressões na Comunicação, sobretudo no Audiovisual, permitindo o desdobramento do conceito Griot na contemporaneidade e a consequente inscrição do “ser preto” como sujeito social indissociável no estabelecimento da verdade histórica.

 

8 de novembro – Auditório da CPM

  • Mariana Filgueiras
    jornalista freelancer, com passagens pela Band, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, TV Globo (Fantástico), O Globo e Piauí, revista Continente e da equipe de roteiristas do Greg News

  • Karen Melo
    Agência de Notícias das Favelas – ANF

    Moradora do Complexo do Alemão, co-produtora do Alemão em Cena, jornalista com especialização em Mídias Digitais, Marketing Político nas redes e editora da Agência de Notícias das Favelas (ANF) e do jornal A Voz da Favela.

  • Fernando César
    Repórter por 20 anos. Record, Band e SBT. Fez ainda campanhas políticas para governador e prefeito. Hoje se dedica a projetos para TV e web.

 

 

 Revista da disciplina Técnica de Reportagem II - 2017-2

 

 

Revista da disciplina Técnica de Reportagem II - 2017-1     

 

 

 

UFRJ
PPG em Comunicação e Cultura
PPG em Tecnologias e Linguagens da Comunicação
PPG Ciência da Informação
Cinerama Cineclube
celebrity dresses
Arte Digital
Anima ECO
carport kits
LECC
wedding gown
Audioativo
Indústria da Música
Programação de Educação Tutorial - PET

Topo