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A Escola de Comunicação anuncia que abrirá inscrição para 3 vagas de concursos para professor substituto a partir do dia 21 de Novembro de 2017. O edital com as vagas e todas as informações sobre os concursos foi publicado no dia 17 de Novembro de 2017.

 

 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

O candidato deverá atender, cumulativamente, para a contratação, aos seguintes requisitos gerais:

a) ter sido aprovado e classificado no Processo Seletivo Simplificado, na forma estabelecida neste Edital, seus Anexos e suas retificações;
b) possuir Diploma de Graduação, em acordo com área de formação exigida pela unidade para cada área/setor, devidamente registrado e reconhecido pelo MEC ou, no caso de Diploma obtido no Exterior, estar revalidado de acordo com a Legislação vigente;
c) Possuir, no mínimo, Curso de Especialização ou ter concluído os créditos necessários para a apresentação da dissertação do curso de Mestrado.

 

A inscrição do candidato implicará conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar o desconhecimento.

Os interessados deverão formalizar o pedido de inscrição mediante requerimento ao Diretor da Unidade ou Instância Equivalente responsável pela vaga - endereço no Anexo II deste Edital - indicando a área/setor em que pretendem concorrer, acompanhado das cópias e originais da seguinte documentação:

a) Documento de Identidade, válido em território nacional ou o passaporte;
b) CPF;
c) Currículo Lattes ou Currículo Vitae, impresso, com documentação comprobatória;

d) Diploma Graduação, em acordo com o item 2.1, aliena b, deste Edital, ou o comprovante de colação de grau. 

e) Requerimentos de inscrição

 

• Setor de Tecnologia de Produção em Mídias Contemporâneas

[1 vaga]

 

Calendário de Provas

30 de Novembro de 2017, segunda-feira
: 12h - Análise de currículos (
eliminatória)

Obs: 
Não será necessária a presença dos candidatos nesse dia.
A divulgação do resultado da Análise dos currículos acontecerá no dia 30 de Novembro, 12h

 

4 de Dezembro de 2017, segunda-feira
9h - Sorteio dos Pontos das Provas Escrita e Didática  e 10h – Aplicação da Prova Escrita

Local: Sala SC3 - Contêiner

Obs: O candidato que não estiver presente neste momento será reprovado. A partir do sorteio,  o candidato terá 1 hora para consultar seu material de estudo. A prova escrita terá duração de 100 minutos.
Nenhum material poderá ser utilizado durante a realização da prova e todo equipamento digital deverá ser desligado, incluindo telefones celulares. O uso de qualquer material, inclusive digital, durante a prova, implicará na eliminação imediata do candidato. 

 

5 de Dezembro de 2017, terça-feira
12h - Resultado por email da prova escrita e ordem de apresentação dos candidatos das prova didática

 

11 de Dezembro de 2017, segunda-feira
 A partir das 9h - Prova Didática

Local: Sala 141 da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

Obs: A prova didática consistirá na apresentação e defesa de plano de aula, de acordo com o ponto sorteado no dia 04/11/17, e terá a duração de 30 minutos para cada candidato, podendo esta ser alterada para até 50 minutos. Serão disponibilizados computador e datashow, não sendo o seu uso obrigatório.

 

13 de Dezembro de 2017, quarta-feira
12h - Publicação do resultado do concurso

 Aviso sobre as notas:
Prova Escrita (segunda fase): vale de 0 a 10 (a)
Prova Didática (segunda fase): vale de 0 a 10 (b)
Média final no concurso: (a+b) / 2

  

Perfil Desejado: 

Profissionais, desejavelmente com experiência prática no mercado de trabalho, que atuem em atividades de ensino, pesquisa e extensão no setor de Tecnologias de Produção em Mídias Contemporâneas, com ênfase em produção e  pós-produção de áudio, imagem e vídeo digitais, aplicados à edição e composição digital de imagem, computação gráfica, realidade virtual e realidade aumentada. Novas tecnologias de distribuição de conteúdos através de dispositivos móveis, web e TV Digital, e seus desenvolvimentos para APPs e Jogos. Convergência Crossmídia e Transmídia.

 Requisito Mínimo:

Os candidatos devem possuir ao menos um dos quatro títulos: Graduação, Especialização (incluindo MBA), Mestrado ou Doutorado, nas áreas de Comunicação Social, Multimídia, Engenharia de Telecomunicações, com Certificação Oficial emitida por instituições brasileiras ou revalidados no Brasil.

 Pontos para os sorteios do Concurso:

1. Equipamentos de Captação/Gravação e Edição de imagem e vídeo e som digitais;
2. Imagem e Som Analógicos e Digitas: Formatos da Indústria, CODECs;
3. Programas/Softwares de Edição de Imagem e Som;
4. Programas/Softwares de Computação Gráfica, Realidade Virtual, Realidade Aumentada;
5. Sistemas de Transmissão de Radiodifusão Terrestres; Sistemas de TV Digital e seus recursos e possibilidades interativas;
6. Formatos Digitais de Áudio e Suas Aplicações;
7. Bandas de Áudio para Produtos Audiovisuais;
8. MIDI;
9. Aplicativos para Produção e Distribuição de conteúdos móveis e web, APPs e Jogos;
10. Convergência: Tecnologias e Processos de Comunicação Crossmidia e Transmídia.

 Etapas do Concurso 

1. A primeira etapa consistirá na análise e seleção dos currículos dos candidatos, de acordo com os critérios de Requisito Mínimo definidos pela Comissão Julgadora e no Edital do Concurso (www.pr1.ufrj.br), e destina-se a avaliar se o currículo do candidato é compatível com as atividades didáticas desenvolvidas no Departamento. A análise dos currículos tem caráter eliminatório e habilitará ou não o candidato para prosseguir na etapa subsequente.

2. Os candidatos classificados na primeira etapa do concurso passarão à segunda fase da seleção. Na segunda etapa, os candidatos deverão passar por:

·         uma prova escrita (serão sorteados 3 pontos), com duração de 100 minutos

·         uma prova didática (será sorteado 1 ponto), com duração de 30 minutos

 

Observações:

No ato da inscrição o candidato deve tomar ciência das provas que serão realizadas e dos seus respectivos programas.

A análise dos currículos e as provas que venham a ser realizadas seguirão as diretrizes apresentadas na resolução CEG referentes a esse concurso,  publicada na página www.pr1.ufrj.br.

 

Banca Examinadora:

Membros Efetivos

Prof. Presidente Luciano Saramago

Prof. Afonso Segundo de Figueiredo

Profª Lucimara Rett

Membros Suplentes:

Profª Katia Augusta Maciel

 

 

 


 

• Setor de Propaganda e Marketing

[1 vaga]

 

Calendário de Provas

30 de Novembro de 2017, segunda-feira
: 12h - Análise de currículos (
eliminatória)

Obs: 
Não será necessária a presença dos candidatos nesse dia.
A divulgação do resultado da Análise dos currículos acontecerá no dia 30 de Novembro, 12h

 

4 de Dezembro de 2017, segunda-feira
9h - Sorteio dos Pontos das Provas Escrita e Didática  e 10h – Aplicação da Prova Escrita

Local: Sala SC2 (Sala de Jornalismo Experimental - 2º Andar dos Contêineres)

Obs: O candidato que não estiver presente neste momento será reprovado. A partir do sorteio,  o candidato terá 1 hora para consultar seu material de estudo. A prova escrita terá duração de 100 minutos.
Nenhum material poderá ser utilizado durante a realização da prova e todo equipamento digital deverá ser desligado, incluindo telefones celulares. O uso de qualquer material, inclusive digital, durante a prova, implicará na eliminação imediata do candidato. 

 

5 de Dezembro de 2017, terça-feira
12h - Resultado por email da prova escrita e ordem de apresentação dos candidatos das prova didática

 

11 de Dezembro de 2017, segunda-feira
A partir das 9h - Prova Didática

Local: Sala 142 da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

Obs: A prova didática consistirá na apresentação e defesa de plano de aula, de acordo com o ponto sorteado no dia 04/12/17, e terá a duração de 30 minutos para cada candidato, podendo esta ser alterada para até 50 minutos.

 

13 de Dezembro de 2017, quarta-feira
12h - Publicação do resultado do concurso

 

Aviso sobre as notas:
Prova Escrita (segunda fase): vale de 0 a 10 (a)
Prova Didática (segunda fase): vale de 0 a 10 (b)
Média final no concurso: (a+b) / 2

 Perfil Desejado: 

Docente, desejavelmente com experiência prática no mercado de trabalho, que realize atividades de ensino, pesquisa e extensão focando na interface entre Marketing e Comunicação Social, com ênfase no papel das novas tecnologias e novas ferramentas de gestão estratégica

 Requisito Mínimo:

Os candidatos devem possuir ao menos um dos quatro títulos: Graduação, Especialização (incluindo MBA), Mestrado ou Doutorado, nas áreas de Comunicação Social, Marketing, Economia ou Administração, com Certificação Oficial emitida por instituições brasileiras ou revalidados no Brasil.

 

Pontos para os sorteios do Concurso:

1. Papel do Marketing no contexto da gestão de empresas de Comunicação Social;
2. Pesquisa de marketing e Sistema de Inteligência / Informações de Marketing; 
3. Ambientes de Marketing, novas estratégias organizacionais e sua relação com a Comunicação Social; 
4. Posicionamento e segmentação do público-alvo em Comunicação Social; 
5. Gestão do Composto de Marketing e sua aplicação nas empresas de Comunicação Social; 
6. Marketing para Produção Editorial e multimídia; 
7. Administração de agência e atendimento; 
8.Marketing, comunicação promocional e merchandising no ponto-de-venda; 
9. Novas tecnologias em Comunicação e seu impacto na gestão de Marketing;
10. Marketing Institucional, Social e Verde.

 

Etapas do Concurso:

1. A primeira etapa consistirá na análise e seleção dos currículos dos candidatos, de acordo com os critérios de Requisito Mínimo definidos pela Comissão Julgadora e no Edital do Concurso (www.pr1.ufrj.br), e destina-se a avaliar se o currículo do candidato é compatível com as atividades didáticas desenvolvidas no Departamento. A análise dos currículos tem caráter eliminatório e habilitará ou não o candidato para prosseguir na etapa subsequente.

2. Os candidatos classificados na primeira etapa do concurso passarão à segunda fase da seleção. Na segunda etapa, os candidatos deverão passar por:

 

·         uma prova escrita (serão sorteados 3 pontos), com duração de 100 minutos

·         uma prova didática (será sorteado 1 ponto), com duração de 30 minutos

 

Observações:

No ato da inscrição o candidato deve tomar ciência das provas que serão realizadas e dos seus respectivos programas.

A análise dos currículos e as provas que venham a ser realizadas seguirão as diretrizes apresentadas na resolução CEG referentes a esse concurso,  publicada na página www.pr1.ufrj.br.

 

 

Banca Examinadora:

Membros Efetivos:

Prof. Presidente Eduardo Refkalefsky

Prof. Frederico Tavares Junior

Profª Rose Marie Santini

Membros Suplentes:

Prof. Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos

 

 


 

• Setor de Tecnologia de Produção Editorial

 

Perfil da vaga:Profissional com experiência comprovada de mercado editorial para lecionar três disciplinas obrigatórias de Redação Técnica (segundas, quartas e sextas pela manhã), com ênfase em copidesque e revisão de textos para publicação em livro. É necessário conhecer o processo geral de preparação de originais nativos e traduzidos, bem como analisar problemas de tradução junto com os alunos. Ter experiência didática é desejável.

 

A banca examinadora será formada pelos professores Mário Feijó, André Villas-Boas e Andreia Resende. Qualquer objeção a esta banca deverá ser protocolada no ato da inscrição. Não será aceita posteriormente nenhuma contestação aos membros da banca.

 

Será responsabilidade exclusiva do próprio candidato acompanhar mensagens, informes ou possíveis retificações enviados pela secretaria do Departamento de Expressão e Linguagens para a conta de email devidamente registrada no ato da inscrição.

 

O processo seletivo acontecerá de 04 a 07 de dezembro de 2017, em duas fases:

 

FASE 1: Análise de currículos; fase eliminatória. No dia 04, a banca se reunirá para análise de currículos e documentos comprobatórios. É indispensável ter experiência profissional comprovada na área editorial, seja como assalariado ou colaborador sem vínculo empregatício. Experiência didática comprovada no ensino superior é desejável.

 

FASE 2: Provas escrita e didática. No dia 05, pela manhã, em horário a ser confirmado, os candidatos aprovados na fase 1 farão a prova escrita sobre copidesque e revisão. O ponto será sorteado antes da prova começar, na presença dos candidatos. Os pontos que irão a sorteio são: “Texto Literário”, “Texto Informativo” e “Texto Traduzido”. O ponto da prova didática também será sorteado neste dia 05 para que os candidatos conheçam com a devida antecedência o tema da aula a ser ministrada. Os pontos que irão a sorteio para a prova didática são: "A preparação de originais"; "Questões de tradução"; "Normatizações especiais: poesia, teatro, edições bilingues". A prova didática acontecerá na quinta-feira, dia 07 de dezembro, em horário a ser confirmado, podendo ser de manhã ou de tarde.

 

 

Bibliografia para as provas escrita e didática:

ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 2ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Lexikon; São Paulo: Editora Unesp, 2008.

 

PINTO, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.

 


Revista da disciplina Técnica de Reportagem II - 2017-1

 

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PPG em Comunicação e Cultura
PPG em Tecnologias e Linguagens da Comunicação
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