Comunicação Social: Radialismo

Prof. Vinicios Ribeiro – Coordenador
Prof. Fernando Salis – Substituto eventual
E-mail para contato: coordenacaoradio@eco.ufrj.br
Horário de atendimento: terça-feira, de 18h30 às 20h.
Sala 101A.

O curso de Radialismo forma profissionais específicos de criação e produção nos meios audiovisuais, independentemente do tipo de mensagem veiculada. Esses profissionais devem ser capazes de:

• exercer a análise crítica de produtos audiovisuais, principalmente na recepção do rádio e da televisão, levando em consideração os seus aspectos políticos, econômicos e culturais no atual panorama de desenvolvimento das tecnologias digitais e da convergência das mídias;
  • compreender o papel dos profissionais de comunicação em sua sociedade e no mundo, sobretudo quanto à responsabilidade dos meios de comunicação de massa;
  • refletir sobre os sistemas de criação, produção e distribuição de informações e produtos audiovisuais;
  • investigar novas formas de concepção, produção e distribuição de informações e produtos audiovisuais.
  • Prazo máximo de integralização: 14 segmentos.
  • Duração recomendada: 8 segmentos.
  • Número mínimo de horas (CNE): 2700.
  • Duração em anos (CNE): Mínima 4, máxima 7.
  • Reconhecimento: Portaria 520, de 15/10/2013, publicado no Diário Oficial da União em 17/10/2013.
  • Aprovação do Currículo: Processo 0205080152, de 08/05/2002, publicado no Boletim Interno da UFRJ em 08/05/2002.

Observações: Para pleitear acesso ao ciclo profissional, em qualquer habilitação, o aluno deverá cumprir um mínimo de quinze disciplinas obrigatórias do ciclo básico e os dois laboratórios de comunicação, A e B. Quando atinge essas condições, é facultado ao aluno aguardar, para exercer o direito de escolha, até, no máximo, um período adicional cursando disciplinas faltantes ou outras complementares.

Fluxograma das disciplinas de Radialismo

Grade curricular e ementas do Ciclo Básico

Grade curricular e ementas de Radialismo

Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social