Seja bem-vindo, calouro!

Esse é um manual feito para você que quer conhecer mais sobre a Escola de Comunicação da UFRJ. Por isso, aqui estão as dicas e informações mais importantes para que você se sinta mais preparado para sua futura vida acadêmica.

A Escola de Comunicação (mais conhecida como ECO) divide os períodos de estudo da graduação em dois ciclos. Os alunos do primeiro ao terceiro período fazem parte do Ciclo Básico, no qual todos que pretendem se formar em Comunicação Social têm a mesma grade curricular. O objetivo dessa etapa é introduzir os estudantes ao mundo da comunicação de uma forma ampla e com foco teórico.

A partir do quarto período, o aluno da ECO passa para o Ciclo Profissional. Nesse estágio, os estudantes são divididos por escolha de habilitações. Existem quatro delas, das quais você deve optar por uma: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo ou Produção Editorial. Assim, depois de já ter alguns conhecimentos gerais sobre a comunicação, adquiridos no Ciclo Básico, você estará mais preparado para escolher a área em que pretende se especializar.

Agora que você já entendeu o funcionamento essencial da faculdade, aqui vão as outras orientações de que você pode precisar, organizadas em:

• ANTES DA ECO
  • DURANTE A ECO