Especialmente voltado para a graduação, o Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Comunicação da UFRJ foi criado em outubro de 1991, tendo como principais objetivos desenvolver pesquisas individuais e em grupo; organizar e participar de palestras e eventos; promover atividades que incentivem a integração docente e discente; oferecer cursos de qualificação; desenvolver novas práticas acadêmicas.

Prof. Paulo César Castro

O que é o PET?

O Programa Educação Tutorial é um programa do governo federal para incentivo à pesquisa e à extensão universitárias nos cursos de graduação. Os alunos recebem uma bolsa-auxílio e são periodicamente avaliados pelo Ministério da Educação. Há PETs em todo o Brasil, em várias áreas de estudo, cada um com autonomia para desenvolver seus próprios projetos. Cada grupo envolve alunos de graduação, que são coordenados por um professor, denominado Tutor.

O PETECO é o grupo PET da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O grupo conta hoje com seis bolsistas e desenvolve atividades de pesquisa e extensão em Comunicação e Cultura.

O PETECO realiza uma pesquisa por semestre e organiza eventos e atividades na escola. Os bolsistas ("petianos") produzem textos, artigos, entrevistas, resenhas, reportagens multimídia, análises conjunturais e históricas, bibliografias, além de organizar visitas e encontros. Palestras, debates, cursos e seminários sobre temas ligados a comunicação e cultura também são promovidos.

Arnon Hochman
Carolina Araújo
Carlos Eduardo Barros (Kadu)
Clara Almeida