O CalourEco é o marco zero dos futuros comunicólogos da UFRJ. É uma atividade jornalística semestralmente realizada na primeira semana de chegada dos novos alunos à ECO. Assim, eles podem tomar contato com uma das habilitações da Escola, o jornalismo. Para isso, contam com o apoio e orientação dos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), desde a definição dos temas das matérias até à diagramação do jornal.

Clique nas imagens para fazer o download dos jornais no formato PDF e, assim, ter uma demonstração dos que os calouros da ECO são capazes de fazer.

• 2016-2

Nesta edição, o destaque é a matéria sobre as deficientes instalações do alojamento da UFRJ. Mas também recebeu atenção a discussão sobre a vulnerabilidade e a inclusão dos alunos LGBTs na ECO.

Aproveite e saiba também qual a importância do Laguinho para a história da Escola. Além das notícias, há ainda artigos e um poema.

• 2016-1

Nesta edição do jornal produzido pelos calouros de 2016.1, sob orientação do PET-ECO e supervisão-geral da petiana Naiara Azevedo, um dos destaques foi a diversidade dos novos alunos vindos de vários cantos do Brasil.

Esperamos que junto a eles sopre em nossa universidade a garantia dos direitos de igualdade e respeito, fortalecendo a proposta de uma Escola plural. Mas nesse caldeirão de calouros, não há diferenças que o trote ou a lista de tarefas não una. Boa leitura!