Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor adjunto IV da ECO-UFRJ, onde coordenou o curso de Produção Editorial e chefiou o Departamento de Expressão e Linguagens (DEL). Atualmente é tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo impresso e online e Produção Editorial, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, semiologia, midiatização, internet, produção editorial e jornalismo.

 

 

 

  

Professor Associado 

Departamento: de Expressão e Linguagens - DEL

Contato: 

Site: www.parlamidia.com

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

  • Técnica de Reportagem II - obrigatória de Jornalismo
  • Produção do Livro (Tópicos Especiais B) - obrigatória de Produção Editorial [PROGRAMA]
  • Produção para Internet - complementar de Produção Editorial 

 

 

PESQUISA

  • A vigilância digital sob a lógica midiatizante dos algoritmos

    A busca mais básica possível no Google não resulta simplesmente em milhares de sites que podem levar a respostas sobre o termo procurado. Um aparelho telefônico celular não é apenas mais um simples equipamento para fazer e receber ligações, ou mesmo para agendar compromissos, checar a hora, o clima, ou até para um momento de lazer com um jogo. As mais banais interações com essas e outras várias ferramentas digitais do dia a dia, na verdade, estão submetidas a uma lógica radicalmente nova, fundada nos algoritmos que regem desde os resultados apresentados pelos buscadores até o registro de cada deslocamento espaço-temporal de seus usuários. Ou seja, cada ação mínima do sujeito a partir da interação com um dispositivo digital conectado à internet é midiatizada por um código que está a serviço da coleta de seus dados e que resultam em informações que interessam às estratégias de marketing das corporações, mas também aos aparatos de vigilância dos governos. E o mais importante: na maioria das vezes, tal vigilância acontece sem o conhecimento ou a permissão dos usuários. A partir dessa problemática, propomo-nos a analisar a lógica midiatizante que tem norteado o que se pode chamar de uma era do algoritmo, inclusive para pensar sobre a linha tênue que tem separado a fronteira do que já foi definido como esfera pública e esfera privada.

  • A notícia de todos nós: jornalismo colaborativo e a constituição de um novo espaço simbólico de exercício da cidadania [SIGMA.UFRJ]
  • Grupo de Pesquisa Midiatização das Práticas Sociais (Instituição: UNISINOS / Cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPq)
  • PEIC - Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (Instituição: ECO / Cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPq)

 

Áreas de interesse: Semiologia, Análise de Discurso, Midiatização, Redes Sociais Online.

 

 

 

EXTENSÃO

  • Projeto Editor em Ação - evento do curso de Produção Editorial (coordenador)

 

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

  • Tutor do PET - Programa de Educação Tutorial (desde junho/2015)
  • Membro da COAA do curso de Produção Editorial
  • Membro do NDE da ECO (Portaria Nº 2433, de 13/03/2014, publicada no BUFRJ Nº 12 – 20/03/2014)
  • Membro da Comissão de Revalidação de Diploma de Graduação na Habilitação Produção Editorial (Portaria Nº 9413, de 08/11/2012, publicada no BUFRJ Nº 46 – 15/11/2012)
  • Membro da Comissão de Avaliação de Progressão/Promoção das classes Adjunto A, Assistente A e Auxiliar A (Classe A), Professor Assistente (Classe B) e Professor Adjunto (Classe C) do Departamento de Expressão e Linguagens (DEL) - Portaria Nº 7167, de 15/10/2015, publicada no Boletim da UFRJ Nº 43, de 22/10/2015, p. 47 e 48

 

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

 

SUGESTÃO DE LINKS

 

 

 


 

Topo