Professor Adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação (PPGTLCom/ECO/UFRJ). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/EBA/UFRJ). Pós-Doutor em Comunicação pela Universidad Nacional de Quilmes (UNQ/Argentina 2012), Doutor em Ciências Sociais (PPCIS/IFCS/UERJ 2008), Mestre em História da Arte (PPGAV/EBA/UFRJ 2001) e Designer (EBA/UFRJ 1986). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Política e Economia Política da Informação e da Comunicação (PEIC/ECO/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa Semiótica da Imagem e das Representações Culturais (PPGAV/EBA/UFRJ). Autor do livro "Fundamentos de produção gráfica para quem não é produtor gráfico".

Professor Adjunto IV

Departamento: de Expressão e Linguagens - DEL

Contato:

Site: www.producaografica.com.br

• Metodologia Científica
  • Processos Gráficos

• Ciberleteia: a volatilidade da memória digital

Através de um estudo com metodologia cruzada, este trabalho pretende levantar o uso quantitativo de informações de origem digital e/ou eletrônica em comparação com o de fontes analógicas tradicionais, verificar o nível de apagamento da memória digital. A base de dados é formada pelas teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura - PPGCom nos primeiros 10 anos século XXI.

• Narrativas Visuais: Imagens e Identidades, Memórias e Ideologias [SIGMA.UFRJ]
  • Imaginário Postal: representações da cultura brasileira nas emissões e selos postais (1960-2000) [SIGMA.UFRJ]

Grupos de Pesquisa:

• PEIC - Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (UFRJ)
  • Semiótica da Imagem e das Representações Culturais (UFRJ)
  • NelGraf - Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas (UFRJ)
  • Imagem, Cultura e Sociedade (UFRJ)

Áreas de interesse:
 Imagem, Cultura

• Agência Experimental de Publicidade da ECO/UFRJ [SIGMA.UFRJ]
  • Projeto de apoio ao funcionamento do LIMK [SIGMA.UFRJ]

• Diretor da ECO