Mário Feijó Borges Monteiro é escritor e professor da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutor em Letras pela PUC-Rio, cursou mestrado na mesma instituição. Atua nas áreas de Letras e Comunicação, com ênfase em Produção Editorial. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas (NelGraf) da UFRJ. Em seu currículo Lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e artístico-cultural são: Formação de leitores, Livros de bolso, Adaptações de clássicos, Histórias em quadrinhos, Livros escolares, Mercado editorial, Indústria cultural.

Professor Adjunto III

Departamento: Expressão e Linguagens - DEL

• Livros Didáticos
  • Projeto Experimental em Produção Editorial
  • Edição de Livros
  • Editoração (ECL257 – eletiva de PE)

• Narrativas e transmídias no mercado editorial (2015 – Atual)

Pesquisa sobre as relações entre leitores e ambiente digital, com ênfase nas comunidades temáticas; influências mútuas entre cinema, literatura, quadrinhos, videogames e seriados de televisão na consumo juvenil de narrativas seriadas; estratégias editoriais para potencializar o consumo juvenil de séries, sagas e obras derivadas.

Integrantes: Mário Feijó Borges Monteiro - Coordenador / Alda Rosana de Almeida - Integrante.

• Variáveis do mercado editorial (2015 – Atual)

Pesquisar o mercado editorial brasileiro e os jovens leitores; Identificar o caminho do leitor até a tomada de decisão de compra de um livro (mercado por impulso); Verificar a correlação do preço com demais mercados; Identificar variáveis do produto mais significativas; Avaliar as relações da distribuição com o preço e produto, principalmente no meio digital; Analisar as comunicações eficientes nas redes sociais e comunidades de leitores on-line.

• História da comunicação visual e dos processos gráficos (2010 – Atual)

Estudos sobre as atividades profissionais em comunicação visual no país, com ênfase naquelas desenvolvidas para os meios impressos. Sistematização de tais estudos numa historiografia comum, na qual tais atividades possam ser periodizadas e articuladas entre si e à dinâmica social mais ampla (aspectos políticos, econômicos e culturais). Para tanto, as investigações buscam preservar o vínculo entre a análise projetual do objeto estudado e as condicionantes das tecnologias aplicadas à sua produção.

Integrantes: Mário Feijó Borges Monteiro - Integrante / Amaury Fernandes - Integrante / André Villas-Boas - Coordenador / Octávio Carvalho Aragão Júnior - Integrante / Andreia Resende – Integrante.

• Narrativas e transmídias (2010 – Atual)

Detectar e estabelecer relações teóricas entre produções relativas à arte sequencial (cinema, desenhos animados, histórias em quadrinhos, jogos interativos), com ênfase em encadeamento entre imagens, estruturas visuais de representações temporais e definições de elementos (traços, cores, texturas, etc.) em termos semiológicos, além de investigações sobre onomatopéias, balões, requadros, canaletas e todo o repertório de itens recursivos que definem e constituem uma peça inserida nesse contexto.

Integrantes: Mario Feijo Borges Monteiro - Integrante / Amaury Fernandes - Integrante / André Villas-Boas - Coordenador / Octávio Carvalho Aragão Júnior - Integrante / Andreia Resende - Integrante.

Áreas de interesse: Formação de leitores; Livros de bolso; Adaptações de clássicos; Histórias em quadrinhos; Livros escolares; Mercado editorial; Indústria cultural.

• AlumECO UFRJ (2015 – Atual)

O AlumECO é uma rede de informação que tem, como principal propósito, o compartilhamento de informações entre alunos e ex-alunos de Publicidade e Propaganda (PP) e Produção Editorial (PE) da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO). Esta troca promove a convergência entre a expectativa de atuação profissional dos atuais alunos e as experiências de mercado dos egressos, possibilitando, assim, uma integração entre academia e mercado.

Integrantes: Mario Feijo Borges Monteiro - Integrante / Alda Rosana de Almeida - Integrante / Rose Marie Santini de Oliveira - Coordenador / Lucimara Rett - Integrante.

• Coordenador do curso de Produção Editorial (2010 - atual)
  • Membro do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
  • Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da ECO (2013 – Atual)