Possui graduação em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Comunicação pela UFRJ (2004) e pós-doutorado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea, Pacc-UFRJ (2012). Atualmente é professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Eco-UFRJ. Foi editora do Caderno Idéias (suplemento literário do Jornal do Brasil), da revista Nossa História, da revista eletrônica Overmundo, do Portal Literal e criadora do site Zona Digital (zonadigital.pacc.ufrj.br). É autora de Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil 1904-2004 (Companhia das Letras), pesquisa premiada com a Bolsa Vitae de Literatura em 2001, e Eu compro essa mulher: romance e consumo nas telenovelas brasileiras e mexicanas (Jorge Zahar Editor). Coordenou a criação do curso de Publishing Management - O negócio do livro, da FGV. Foi curadora dos ciclos Múltiplos e Contemporâneos, Eu Vejo Novela e Laboratório do Escritor, no CCBB, e do Oi Cabeça e Zona Digital, no Oi Futuro, assim como do XI Seminário Internacional Rumos de Crítica, organizado pelo Itaú Cultural. Em 2014, publicou o romance Sujeito Oculto (Aeroplano Editora), com o apoio da Bolsa Petrobras de Produção Literária.

Professor Adjunto II

Departamento: de Expressão e Linguagens

Site: www.zonadigital.pacc.ufrj.br

• Redação Jornalística I