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Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ, 2011, 2002), Especialista em Marketing pelo Programa Avançado de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (PAM - ESPM / RJ, 1994), Bacharel em Ciências Econômicas pelas Faculdades Integradas Bennett (FIB, 1986), é Professor Adjunto da ECO / UFRJ onde Coordena o Núcleo de Marketing (NUMARK, desde 1994), é Chefe do Departamento de Expressão e Linguagens (2006-2007; 2008-2009; 2010-2011; 2016-2017), Coordenador da Habilitação de Publicidade e Propaganda (2002) e leciona várias disciplinas no Curso de Publicidade e Propaganda, dentre elas a disciplina de Comunicação Política e Eleitoral. Conta mais de 25 anos de exercício profissional ininterrupto no universo empresarial com passagens em importantes Grupos nacionais, atua hoje como Consultor, no Brasil e no Exterior, com ênfase em Comunicação, Opinião Pública e Ciência Eleitoral. Como Conferencista é convidado em diversos Congressos, Seminários e Encontros de Comunicação, no Brasil e América Latina. Foi diretor da sessão RJ da Associação Brasileira de Consultores Políticos - ABCOP (2008-2015), é Vice-Presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação Poítica (POLITICOM, (2015-2017) e diretor da Asociación Latinamericana de Investigadores de Campañas Electorales (ALICE, desde 2011).

 

 

 

 

Professor Adjunto II 

Departamento: de Expressão e Linguagens

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.marceloserpa.com.br

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

 

 

PESQUISA

Propaganda e Interdisciplinaridade: uma abordagem pela ótica do marketing.

 

  • A partir de Scientific Advertising, obra de Claude Hopkins, este trabalho desenvolve reflexões consideradas de fundamentação básica sobre a interdisciplinaridade da propaganda, buscando as perspectivas da sua natureza e ética sob sua ótica objetiva no universo profissional, a ótica do marketing e da propaganda como função de produção na comunicação social - que leva em conta o pragmatismo da propaganda em relação aos efeitos desejados, com ênfase na metodologia da Ciência.

 

Áreas de interesse: 

 

 

EXTENSÃO

 

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

 

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

 

SUGESTÃO DE LINKS

 

 


 

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