Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Professora adjunta na Escola de Comunicação da UFRJ. Possui graduação em Comunicação Visual (PUC-Rio), graduação em Desenho Industrial (PUC-Rio), especialização em História da Arte e da Arquitetura (PUC-Rio), mestrado em História e Crítica da Arte (EBA-UFRJ) e doutorado em História Social da Cultura (PUC-Rio). É pesquisadora visitante do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-UFRJ), onde concluiu o projeto de pós-doutorado em arte, design e mídias digitais. Coordena a área de criação dos projetos de extensão do Laboratório Universitário de Publicidade Aplicada (ECO-UFRJ). Desenvolve a pesquisa Narrativas da arte no meio digital, apoiada pela Faperj.

 

 

 

 

 

Professora Adjunta

Departamento: Expressão e Linguagens - DEL

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Site: www.beatrizlagoa.com.br

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

  • História da Arte (eletiva de Publicidade)
  • Direção de Arte (eletiva de Publicidade) 
  • Direção de Criação (eletiva de Publicidade)
  • Programação Visual para Projeto Editorial (eletiva de Produção Editorial)

 

Disciplinas na Pós-Graduação

 

 

PESQUISA

  • Narrativas da arte no meio digital

O projeto visa articular a narrativa de temas da história da arte com os procedimentos enciclopédicos, espaciais e participativos do ambiente digital. Com a intenção de promover reflexões a partir de imagens, textos e vídeos selecionados, a pesquisa se expande no meio que possibilita a busca, o armazenamento e a troca de informações, além da reprodução em suportes que fixam as informações, em princípio, maleáveis e múltiplas. 

 

Projeto de pesquisa e reflexão interdisciplinar, abrangendo principalmente os estudos de Comunicação, Design e Tecnologia Gráfica. Em busca de ampliar os questionamentos a respeito dessas áreas na cultura contemporânea, os estudos contemplam as Ciências Sociais, a História, a Filosofia, a Semiótica, a Teoria Crítica, os Estudos Culturais e as Tecnologias da Informação.

 

  • Pólo de Cultura Digital

Desenvolvimento de estudos sobre cultura digital. 

 

Áreas de interesse: Narrativa e Experiência; História da Arte; Crítica da Arte; Design.

 

 

EXTENSÃO

O projeto funciona como a estrutura de uma agência de propaganda (atendimento, planejamento e criação) e tem como público alvo o terceiro setor, movimentos sociais, cooperativas populares, unidades e projetos internos da UFRJ e de universidades públicas em geral. Sem fins lucartivos, a agência oferece conhecimento, técnicas e serviços de publicidade àqueles sem condições para promoverem suas ações, serviços e produtos.

 

 

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

COAA PP

Coordenação de Monitorias de Graduação

Coordenação de Criação da Agência Experimental de Publicidade

 

 

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Membro do corpo editorial:

 

 

SUGESTÃO DE LINKS

 

 

 


 

Topo