Professora no Curso de Direção Teatral da ECO/UFRJ, onde atua também na Pós-Graduação em Artes da Cena, como Coordenadora de Linha de Pesquisa e docente. Foi professora e Coordenadora no Curso de Artes Cênicas do Departamento de Letras da PUC-Rio, onde também coordenou (2011-2014) o Grupo de Pesquisa em Estética e Política, com apoio da FAPERJ. Foi Professora Adjunta no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (2009 a 2012). Possui graduação em Lettere e Filosofia (DAMS-Bologna, 1993), mestrado em Teatro (UNI-RIO, 2000), doutorado em Letras (PUC-Rio, 2004) com período sanduíche em Roma (La Sapienza, 2003). Pesquisa os temas: artistas viajantes na América Latina, emigração italiana no Brasil, dramaturgia renascentista, direção e interpretação teatral, teoria da tradução. Publicou, entre outros, Critica da razão teatral (2004), Uma amizade revelada (2005), Un baritono ai tropici (2007) e A missão italiana. Atualmente pesquisa métodos de ativismo teatral (Teatro do Oprimido e Living Theatre). Tem ampla atuação na área de Artes, com ênfase na Encenação e Dramaturgia, em cerca de 30 montagens teatrais, no Brasil e na Itália. Conheceu Augusto Boal em 1993; desde então, realizou inúmeros projetos nacionais e internacionais de teatro social. Ganhou prêmios e editais por seus projetos e espetáculos.

Professora Adjunta II

Departamento: de Expressão e Linguagens

• Dramaturgia V
  • Direção I
  • Direção IV

• Tópicos avançados de Pesquisa em Artes Cênicas
  • Processos de Criação

• Companhias viajantes. Itinerários teatrais entre Itália e Brasil

O projeto analisa e relaciona diversos aspectos da migração italiana no Brasil, entre 1860 e 1960, no âmbito do teatro e do cinema, visando reconstruir o mapa dos deslocamentos artísticos e das logicas das trocas culturais, tematizando a reciprocidade dos processos através das viagens artísticas entre os dois países e elaborando um método especifico de estudar a história das artes no contexto moderno, quando não parece fazer sentido se apegar a paradigmas de nacionalidade. O projeto é bilateral, articulado em seções autônomas e paralelas, incluindo docentes e discentes de Pós nas três universidades além de instituições de pesquisa italianos e brasileiros.

• Legado do Augusto Boal e novas formas de militância nas práticas artísticas contemporâneas

Laboratório teórico-prático do Grupo de Estudos sobre Estética e Política, na linha de pesquisa Poéticas da cena: teoria e crítica do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (ECO-UFRJ) A pesquisa tem por objetivos: 1.Articular e coordenar o laboratório em núcleos de pesquisa dedicados às interfaces da Estética e da Política no âmbito da Palavra, do Movimento, do Som e da Imagem. 2.Articular a participação de pesquisadores artistas e demais visando a ampliação e qualificação cotidiana do debate criativo ao redor dos temas propostos. 3.Levantar bibliografia impressa e audiovisual para estudo e pesquisa. Levantar material no Arquivo Augusto Boal, pertencente ao Instituto Augusto Boal e depositado na Faculdade de Letras da UFRJ. 4. Articular fora da universidade (na modalidade Extensão) Oficinas Estéticas, ou seja, laboratórios com técnicas de TO, de Estética dos Oprimidos e outros métodos de intervenção estética-política visando ações transformadoras no âmbito da sociedade e da cidadania.

Grupos de Pesquisa

• Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Estética e Política (contemplado na Chamada CNPq/ MCTI Nº 25/2015 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas)
  • Coordenadora de linha de pesquisa do PPGAC: Poéticas da Cena: Teoria e critica
  • Viagens entre literatura e cultura (Letras-UFRJ/Letras-UFF)

Áreas de interesse: Viagens entre Literaturas e Culturas, Relações entre Estética e Política, História e Historiografia do Teatro Brasileiro

• Cursos de Extensão Utopias na Maré

Trata-se de um curso presencial, oferecido no âmbito do Programa Plataforma de Emergência realizado pelo Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, vinculado à Secretaria Municipal de cultura, em parceria com a UFF, PUC e UERJ através de seus programas de graduação e pós-graduação nas áreas das artes visuais, artes cênicas, filosofia, comunicação social, sociologia, antropologia e psicologia. A Plataforma prevê três encaminhamentos: Interlocuções, Oficinas e Deslocamentos. O Curso que vou oferecer em 2015.I no CMAHO, com participação de comunidade acadêmica (alunos de pós-graduação e de graduação) e cidadã (professores de escola técnica, artistas, educadores engajados em projetos sociais, etc.) se articula nesta última categoria; a qual evoca, com a palavra deslocamento, o movimento de expansão da universidade no território urbano do qual a Praça Tiradentes é fortemente representativa. O Curso oferece um conjunto presencial de ações pedagógicas, planejadas, de caráter teórico e prático, com carga horária de 48 horas e processo de avaliação.

• Coordenadora de Linha de Pesquisa na Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC)
  • Coordenadora da Comissão de Editais do PPGAC

• Membra do corpo editorial do periódico Artefilosofia (UFOP)
  • Revisora dos periódicos: Cadernos de Campo (UNESP) e Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea