Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-dourado na Princeton University (2006) e no PPGArtes da UFC (2015). Realizou várias exposições de fotografia e de imagem digital em que predominam a dimensão experimental e conceitual. É professor na graduacão e na pós-graduação (PPGCOM) da ECO/UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa Fotografia, imagem e pensamento, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e pesquisador do Núcleo N-Imagem (ECO/UFRJ). Publicou recentemente os livros Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias, O que se vê, o que é visto: uma experiência transcinema (em colaboração com Katia Maciel Toledo) e Escritos sobre fotografia contemporânea brasileira (em colaboração com Victa de Carvalho e Leandro Pimentel). Coordena o Seminário Temático Cinema como arte, e vice-versa, da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE); a Mesa temática Cinema e arte, da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM/Portugal); o projeto Midiateca da ECO/UFRJ, financiado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de janeiro e o Laboratório de Fotografia e Imagem Digital, da Central de Produção Multimídia (ECO/UFRJ).

Professor Adjunto

Departamento: de Expressão e Linguagens

Site: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/corpo_docente_interna.php?id=5

• Fotografia

• Fotografia, Imagem e Pensamento

(Líder do Grupo de Pesquisa - Diretório do CNPq)

• Passagens das imagens entre a fotografia, o cinema, o vídeo e as novas mídias

A disseminação de novos formatos das imagens e as sobreposições entre as formas visuais serão aqui consideradas desde a perspectiva das hibridizações entre as imagens fixas e as imagens em movimento, em especial as novas modalidades de temporalização das imagens surgidas a partir do vídeo e das tecnologias digitais. Por um lado, as fotografias se expandem, se animam, comportando configurações imprevistas, em manifesta indiferença às convenções tradicionalmente associadas ao meio. Por sua vez, o cinema ganha versões para as galerias e museus, onde são frequentes as projeções em múltiplas telas e a criação de relações temporais paradoxais, de interrupções e de retardos no transcorrer das imagens, de modo igualmente original. Nesse território de negociações recíprocas entre as imagens estáticas e as imagens em movimento, emergem modalidades singulares de inscrição temporal, referidas às experiências da duração, da simultaneidade e da ubiquidade, irredutíveis às definições convencionais da fotografia instantânea e do cinema narrativo clássico. De modo a dimensionar a extensão destas mutações estabelecemos um percurso de pensamento que se inicia com a identificação das características inerentes ao fotográfico ao cinematográfico e algumas questões relevantes relativas ao espectador para, a seguir, abordar as singularidades da cultura digital. O fio condutor dessa trajetória é a tese de que o repertório destas novas imagens confirmam a temporalidade complexa da fotografia e do cinema e ocasionam o surgimento, no contexto das representações figurativas, de novas modalidades de participação do corpo. Uma trajetória, portanto, de assimilações e de contágios com a codificação analógica, muito mais do que de transformações radicais. Objetivos específicos Organizar e publicar um livro com artigos de pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, com abordagens teóricas próximas a desse projeto. Criar de um grupo de pesquisa na ECO/UFRJ constituído por professores e por es.

Grupos de pesquisa:

• Fotografia, Imagem e Pensamento (UFRJ)
  • actLAB - Laboratório de Investigações em Arte, Ciência e Tecnologia (UFC)

Áreas de interesse: Tecnologias da Comunicação, Tecnologias da Estética

•  Midiateca da ECO/UFRJ

•  Coordenador do Laboratório de Fotografia da Central de Produção Multimídia (CPM)

•  Revisor dos periódicos: ECO (UFRJ) e Ícone (Recife. Online)