Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado (1995) e doutorado (2002) em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Adjunta da Escola de Comunicações da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes e Curadoria de Cinema, com ênfase em Pesquisa e Produção de Filmes, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Fílmica, Audiovisual Brasileiro, Experimental e Documentário. É realizadora de Documentários e Vídeos. 

 

 

 

 

 

Professora Adjunta

Departamento: Expressão e Linguagens - DEL

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site:

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

  • Linguagem do Audiovisual I (Radialismo)
  • Linguagem do Audiovisual II (Radialismo)
  • Cinema Brasileiro (Eletiva de Radialismo)

 

Disciplinas na Pós-Graduação

 

 

PESQUISA

  • Da dimensão do experimental na produção audiovisual brasileira contemporânea (2012 – Atual)

O presente projeto visa desenvolver, pesquisar e constituir um banco de dados que sirva de base para o desenvolvimento de análises sobre dimensões narrativas e estéticas de corte experimental no cinema e no audiovisual brasileiro. Trata-se de dar sentido e atualizar categorias/conceitos como: cinema experimental, filme-ensaio, cinema de poesia, cinema de invenção, cinema de autor, cinema não-narrativo, documentário poético, etc. Criar parâmetros aptos a apreender a estética dos filmes experimentais. Para isso, pretende-se identificar, através da análise fílmica, características do que seria experimental ou vanguarda em obras audiovisuais, com foco particular nas produções brasileiras. 

 

  • Performance no Cinema Brasileiro: da relação entre ator, diretor, dramaturgia e montagem (2011 – Atual)

A partir dos filmes do final dos anos 1960/70,Câncer, Glauber Rocha,Bang-bang, Andrea Tonacci, Prata Palomares, André Faria, A mulher de todos, Sem essa aranha, Rogério Sganzerla, O Rei do Baralho e Matou a família e foi ao cinema,Júlio Bressane e os curtas Nosferatu no Brasil, Ivan Cardoso, Agrippina é Roma-Manhattan,Hélio Oiticica, apontar para os procedimentos corporais presentes nessas produções. Verificar os diferentes tipos de interpretação, do ponto de vista do Teatro brasileiro desse momento e sua passagem para o Cinema, de maneira a refletir sobre a influência de teóricos presentes nos processos teatrais, como Artaud, Brecht, Boal e Grotowski, buscando uma definição mais consistente para as formas do atuar designadas como performáticas e de improviso, de maneira a poder lançar um novo olhar também para o Cinema Brasileiro Contemporâneo.

 

Áreas de interesse: 

Cinema; Artes; Roteiro e Direção Cinematográficos; Produção de filmes; Interpretação cinematográfica.

 

EXTENSÃO

O projeto Cinerama - Cineclube da Praia Vermelha tem o objetivo principal de estimular uma cultura cineclubista na Escola de Comunicação da UFRJ. É um projeto desenvolvido pelos alunos, com minha coordenação. Temos uma feliz parceria: minha experiência como professora e como curadora de mostras de cinema e a participação de alunos extremamente interessados em Cinema Brasileiro e cineclubismo. 

O Cinerama tornou-se uma disciplina eletiva: além do público normal, os alunos da ECO ao se inscreverem, podem ter, com uma presença regular e um trabalho final, uma nota como em qualquer outra matéria da escola. 

O Cinerama também organiza a Semana Cinerama, com exibição de filmes (em formato de longa e curta-metragem), mesas de debate com profissionais do cinema (realizadores, produtores, distribuidores) e oficinas de criação em fotografia, direção e som. A intenção do evento é sintetizar as demandas do audiovisual em tempos de mudanças que operam a favor de um modelo horizontal de produção, dialogando diretamente com vozes predecessoras a fim de enriquecer os enunciados e potencializar discursos.

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

 

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

 Revisora:

 

SUGESTÃO DE LINKS

 

 

 


 

Topo