Professora Titular de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora titular de jornalismo aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde foi professora de 1979 a 2010. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1996). Foi Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), de abril de 2010 a janeiro de 2012. Possui pós-doutorado em Comunicação(1999) pelo LAIOS-CNRS, Paris - França. Diretora Científica da INTERCOM de 2009 a 2011, atualmente é Presidente da INTERCOM. Já foi Vice-Presidente da INTERCOM (2011-2014) e Diretora Científica (2009-2011). Seu livro “História Cultural da Imprensa - Brasil 1900-2000” foi ganhador da Medalha Carlos Eduardo Lins e Silva, outorgada pela Intercom em 2007 às mais representativas publicações lançadas em 2007. Ganhou o prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, categoria Maturidade Acadêmica, em 2008, "pelo conjunto da obra constituída por estudos relevantes, nacionalmente reconhecidos na área de Comunicação". Foi a primeira Cientista do Nosso Estado da área de Comunicação pela FAPERJ. Publicou “História da Comunicação no Brasil” (Vozes, 2013), “História Cultural da Imprensa - 1900-2000” (MAUADX, 2007) e “História Cultural da Imprensa - 1800-1900” (MAUADX, 2010). Organizou dezenas de livros e publicou dezenas de capítulos de livros em obras organizadas no Brasil e no exterior. Possui dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais. No momento se dedica a pesquisar os jornais manuscritos brasileiros do século XIX. Dedica-se também às pesquisas que fazem a interconexão entre história e comunicação. Pesquisadora 1D do CNPq.

Professora Titular

Departamento: Expressão e Linguagem – DEL

• Jornalismo Cultural (eletiva de Jornalismo)
  • Redação Jornalistica I (ECL251)

Programa de Comunicação e Cultura:

• Metologia de Pesquisa

• Os manuscritos do Brasil: Análise histórica de um capítulo esquecido na história da comunicação no Brasil (2014 – Atual)

O projeto de pesquisa pretende mostrar como se deu a construção do que chamamos “ordem comunicacional manuscrita”, como uma espécie de interregno do mundo do jornalismo que se transformava (em função inclusive das novas tecnologias que permitiram a explosão da palavra impressa em todo o território nacional a partir de 1822) e as práticas de um mundo oral que determinariam a característica mais marcante da história da comunicação no Brasil. O desejo de jornalismo fazia com que ao lado de inúmeros periódicos impressos que começaram a ser editados em todas as principais cidades do país, no século XIX, proliferassem também jornais manuscritos de todas as ordens, formatos e intenções. Pretende-se, portanto, recuperar esses jornais efêmeros e duradouros (como uma rede de textos) e, sobretudo, mostrar como através de uma metodologia de pesquisa específica, voltada para a recuperação de traços e indícios do que existiu no passado, pode-se reinterpretar uma história que parecia sedimentada, mas que jamais se referiu aos jornais manuscritos do Brasil.

Integrantes: Marialva Carlos Barbosa - Coordenador.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

• Os manuscritos do Brasil: uma rede de pesquisa (2014 – Atual)

O projeto pretende mostrar como se deu a construção do que chamamos “ordem comunicacional manuscrita”, como uma espécie de interregno do mundo do jornalismo que se transformava (em função inclusive das novas tecnologias que permitiram a explosão da palavra impressa em todo o território nacional a partir de 1822) e as práticas de um mundo oral que determinariam a característica mais marcante da história da comunicação no Brasil. O objetivo é, através da constituição de uma rede de pesquisadores em todo o país, recuperar os jornais manuscritos publicados no século XIX.

Integrantes: Marialva Carlos Barbosa - Coordenador / Aline Strelow - Integrante / Roseane Pereira - Integrante / Edna de Mello Silva - Integrante / Gisely Valentim Hime - Integrante / Netília Seixas - Integrante.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Áreas de interesse:

Comunicação e Mediação; História da Comunicação; Manuscritos.

• Resistência e Cooptação - A interpretação histórica da relação entre Imprensa e Autoritarismo durante o período da Ditadura Militar (1964-1985) – (2014 – Atual)

Projeto de extensão realizado para a Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro.

Alunos envolvidos: Graduação: três / Doutorado: um.

Integrantes: Marialva Carlos Barbosa - Coordenador / Ana Paula Goulart Ribeiro - Integrante / Andrea Santos - Integrante / Katiuscia Garcez Palha Vianna - Integrante / Julia Meneses R.P. Silva - Integrante.

•  Membro Titular da Banca Examinadora de Progressão Vertical de Professor Associado

Membro Conselho Editorial: