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PhD em Cinema pela University of Southampton na Inglaterra (2008), com mestrado em Produção e Realização para Cinema e Televisão pela University of Bristol (2000) e bacharelado em Comunicação Social ­ Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação (PPGTLCOM), que abriga o Mestrado Profissional em Criação e Produção de Conteúdos Digitais, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2009, tendo atuado também na University of East London (2006), University of Southampton (2005) e Universidade Salgado de Oliveira (2002­-2004). Tem experiência prática em produção e direção de filmes de ficção e documentários desde 1997. Áreas de interesse acadêmico: cinema, televisão e transmedialidade.

 

 

 

 

 

Professora Adjunta

Departamento: Expressão e Linguagens - DEL

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Site:

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

  • Comunicação e Artes

 

Disciplinas na Pós-Graduação

 

 

PESQUISA

 

A criação audiovisual interativa

Narrativas audiovisuais interativas são caracterizadas por linguagem híbrida e transmidiática, que combinam elementos fílmicos e de banco de dados, permitindo múltiplas articulações e possibilidades de interação entre realizadores e espectadores. O objetivo é investigar e sistematizar informações sobre métodos de criação e produção de obras dessa natureza e promover, através da publicação de artigos científicos, uma reflexão crítica sobre o impacto de recursos interativos em processos de criação audiovisual na atualidade. Espera-se ainda unir a experimentação prática (através a criação de documentários interativos) e a reflexão teórica, para que a pesquisa ofereça uma contribuição efetiva para a expansão e consolidação dos estudos de novas linguagens para meios digitais.

 

Processos de convergência entre cinema, música popular e televisão

  • Pesquisa analisa impactos de relações intertextuais entre meios e de processos de convergência midiática. Situa­se na construção de ideias dominantes sobre lugares e pessoas reais, reforçando ou não estereótipos, assinalando ideologias e discursos articulados pelo olhar cinematográfico e práticas transmídia. Para isso, a pesquisa toma como objetos de estudo representações de territórios simbólicos tão diversos quanto o corpo, a favela, o sertão ou o espaço público. Trata­se de uma pesquisa de base teórico­prática que investiga recursos da linguagem audiovisual aplicados à criação de obras artísticas e culturais que proporcionem reflexões acerca da construção, problematização e comunicação de aspectos da vida em sociedade.

 

 

Representações da paisagem cultural da plantation canavieira no Nordeste do Brasil

  • A pesquisa interpreta representações da paisagem canavieira na literatura, cinema e outras expressões artísticas, refletindo sobre espaços de síntese regionais. Investiga-se a composição de sentidos e valores acerca da região cultural da plantation. Justifica-se a análise das concepções de identidade territorial produzidas pela arte sobre a região por ser área muito estudada pela geografia agrária, porém sub-representada nos estudos da geografia cultural.

 

 

 

Intertextualidade entre cinema, música e televisão em representações regionais

  • Analisar o impacto de relações intertextuais entre elementos fílmicos, musicais e outros na construção de representações de territórios simbólicos como a "favela franqueada" e a dialética "sertão-mangue".

 

 

Impactos da representação cinematográfica na construção de imaginários regionais

  • Examina a correlação entre som, música e representações geográficas de espaços urbanos e rurais em filmes brasileiros recentes, revelando as metonímias geográficas e o imaginário construído por imagens e sons. Estudar a relação do som e da imagem com a paisagem construída nos filmes. Relacionar o imaginário resultante dessa junção de paisagens geográficas e cinematográficas com idéias dominantes sobre os lugares reais representados, reforçando ou não estereótipos, assinalando as ideologias e discursos articulados pelo olhar cinematográfico.

 

Áreas de interesse:

 

 

EXTENSÃO

 

Jornalismo Audiovisual e Interatividade no TJUFRJ

  • Descrição: O projeto propõe expandir a área de atuação do TJ UFRJ, o Telejornal Online da Escola de Comunicação, para o campo das narrativas interativas. Para isso, o projeto está fundamentado na experiência pioneira de criação do documentário interativo (Des)Ocupações (2014) que proporcionou à equipe do TJ UFRJ o conhecimento teórico e prático necessário para atuar no campo das narrativas audiovisuais interativas.

 

TJUFRJ - Novas Linguagens no Jornalismo Audiovisual PIBEX 2014

  • Projeto que dá continuidade às atividades do Telejornal Online da Escola de Comunicação da UFRJ e investiga novas linguagens como a criação de webdocumentários.

 

TJ UFRJ - Jornalismo Audiovisual PIBEX 2013

  • Telejornal online da Escola de Comunicação da UFRJ.

 

Coordenação do Projeto de Pesquisa e Extensão Cenas da Vida Urbana: Espaço Público e Cidadania, contemplado no edital PROEXT 2010 MEC/SESu

  • O projeto Cenas da vida urbana ? espaços públicos e cidadania reúne pesquisadores, docentes e estudantes do Instituto de Geografia (IGEO), da Escola de Comunicação (ECO), e do Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em torno da elaboração, produção e utilização, como material pedagógico, de cinco documentários de curta duração, ambientados na cidade do Rio de Janeiro. Coordenado pela profª Katia Augusta Maciel, o projeto visa transpor para a linguagem audiovisual problemáticas, debates e resultados apontados em recentes pesquisas sobre espaços e representações. Procura-se, assim, contribuir para consolidar a sinergia entre grupos de pesquisa e a comunidade externa, representada por estudantes do ensino médio. A proposta é sensibilizar os jovens para questões de identidades urbanas, meio ambiente, sociabilidade, civilidade, patrimônio, dentre outras. A ideia de criar documentários que tratem desses temas surge como desdobramento de estudos que vem sendo conduzidos desde 2001 pelo prof. Paulo César da Costa Gomes no grupo de pesquisa ''Território e cidadania'' na UFRJ. O grupo trabalha com o audiovisual como suporte para demonstrar que há uma incontornável dimensão física e espacial no processo de implementação do pacto social que dá origem à cidadania.

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

 

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

 

SUGESTÃO DE LINKS

 

 

 


 

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