Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Professora associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Pesquisadora 1 (D) do CNPQ, da área de Comunicação, com ênfase na produção audiovisual contemporânea, particularmente cinema contemporâneo, documentário, documentário subjetivo, ensaios fílmicos; cinema, vídeo, televisão, mídias móveis. Formada em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, fez mestrado na ECO/UFRJ, mestrado e doutorado (1989/1994) e pós-doutorado (2005) em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle). Atuou como professora convidada, em 2014, na Universidade Paris III /Sorbonne Nouvelle (IRCAV). Entre 2014 e 2015 foi pesquisadora de pós-doutorado do Department of Film, Media and Cultural Studies do Birkbeck College/University of London. É autora de "O documentário de Eduardo Coutinho; televisão, cinema e vídeo" (Jorge Zahar editor - 2004, 2007, 2011/terceira reimpressão) e, em parceria com Cláudia Mesquita, "Filmar o real, sobre o documentário brasileiro contemporâneo" (Jorge Zahar editor - 2008 - 2011/segunda edição). Ganhou os editais da Petrobrás Cultural (2007) e do Ministério da Cultura (2008). É diretora de Lectures (2005), Leituras Cariocas (2009), Babás (2010), entre outros, premiados em vários festivais. 

  

Professora Associada IV

Departamento: de Expressões e Linguagens 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site:

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

  • Estéticas do Cinema Moderno
  • Linguagem Audiovisual II

 

Disciplinas na Pós-Graduação

  • Comunicação e Criação Artística III e VII
  • Comunicação e Cultura
  • Comunicação e Cultura de Massa
  • Teoria da Comunicação Visual 1 

 

 

PESQUISA

  • Práticas e imagens documentais na cultura audiovisual contemporânea: arte, ensaio, subjetividade

O projeto de pesquisa mantém os dois eixos de pesquisa contidos no projeto de pós-doutorado (2014/2015), reorganizando prioridades. O primeiro eixo reflete o gesto de apropriação de imagens de arquivo na prática do documentário ensaístico, e se manterá ativo ao longo da minha pesquisa. Tenho desenvolvido a argumentação a partir de teóricos e críticos do campo do cinema e do audiovisual, como também pensadores que refletem sobre a origem da forma ensaio na história da filosofia e nos exercícios literários e subjetivos na literatura, além das já clássicas referências às obras de pensadores do cinema e cineastas. No entanto, é o segundo eixo desse projeto, o que explora as relações entre documentário e arte contemporânea, que será prioridade nos próximos dois anos, com foco exclusivo na obra de Cao Guimarães, visando concluir o ensaio em andamento sobre os filmes, vídeos, fotografias e videoinstalações do artista mineiro.. 

 

Áreas de interesse: 

 

 

EXTENSÃO

 

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

  • Presidente da Comissão de Avaliação de Progressão e Promoção docente (níveis Assistente e Adjunto) do Departamento de Expressão e Linguagens (DEL) 

 

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

  • Membro do Corpo Editorial de Periódicos:

Devires (Belo Horizonte)
Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ)
LAIKA
Significação-Revista de Cultura Audiovisual

 

 

SUGESTÃO DE LINKS

 

 

 


 

Topo