Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Performer, teórica da performance e professora adjunta da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) -- Graduação em Direção Teatral e Pós Graduação em Artes da Cena onde coordena a linha de pesquisa "Experimentações da Cena: formação artística" -- é Doutora em Estudos da Performance pela New York University (2006), Mestre em Estudos da Performance pela New York University (2001) e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989) e em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989). Trabalha principalmente com os seguintes temas: arte da performance, estudos da performance, direção teatral, arte do ator, dramaturgias do corpo e dramaturgia experimental contemporânea. 

 

 

 

Professora Adjunto

Departamento: de Expressões e Linguagens

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site:

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

  • Espetáculo: O Ator I
  • Direção VI - Mostra Mais 2016

 

Disciplinas na Pós-Graduação

  • Cena e Performance

 

 

PESQUISA

  • Performance Urbana: estratégias artísticas e imaginação política

Este projeto visa a execução de performances nas ruas do Rio de Janeiro, sua documentação, o estudo do gênero, e a escrita sobre a pesquisa prático-teórica desenvolvida. O projeto dá sequencia às pesquisas da artista e professora Eleonora Fabião desde a finalização do doutorado em Estudos da Performance na New York University onde defendeu a tese ?Precarious, Precarious, Precarious? sobre poética e política da precariedade (tese premiada: Monroe Lipmann Memorial Prize for Distinguished Dissertation NYU, 2006). São motes centrais: a indissociabilidade entre criação poética e criação política, o desenvolvimento do corpo performativo, a arte da cidadania, o estudo da performance. A inclusão de alunos criadores e investigadores é uma nova e importante expansão do trabalho.

 

  • Performance no Brasil

O projeto visa o ensino, a pesquisa e a reflexão crítica e histórica sobre teoria e prática da performance no Brasil. Os principais objetivos do projeto são: elaborar um arquivo audio-visual sobre performance brasileira contemporânea, escrever uma série de ensaios críticos para publicação, e criar ementas / preparar cursos sobre teoria, história e composição da performance e experimentação artística no Brasil desde os anos 60.. 

 

 

Áreas de interesse: 

 

 

EXTENSÃO

 

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

 

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

 

SUGESTÃO DE LINKS

 

 

 


 

Topo