Dedica-se à economia psicopolítica da teoria social como contribuição ao fortalecimento de um sujeito que se constitui na intervenção ativa em rede em seu território mental (o fluxo de seus estados mentais), o que lhe permite contrapor-se ao efeito de ser posto pela estrutura (poder) em um lugar (história) de sujeição, e de assim emergir de fato como seu efetivo contraposto e reflexivo (potência) -ao invés de emergir da experiência de subjugação como um sujeito que subordina ou que subjuga outros- pois mais colaborador, organizado, democrático e sustentável, vale dizer movido pelo marco das lutas não-violentas. Depois de mais de 40 anos lidando com equipes, movimentos sociais e organizações comprometidas com a mudança de cultura, a comunicação intercultural e a mediação de tensões, a partir de 2004 dedica-se a consolidar esse novo campo teórico e metodológico, e é reconhecido de maneira crescente pelos três setores, inclusive pelo Programa Erasmus Mundus. Anunciada em 2005 na Conferência Internacional do Ethos, esta nova perspectiva foi reconhecida internacionalmente pela comunidade corporativa através do Reputation Institute, NY, com o título de melhor acadêmico do mundo; em 2011, pela cultura Hip Hop-Universal Zulu Nation, com o título de Guerreiro Zulu; e, em 2012, ao ser eleito acadêmico correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa, Galiza. Desde 2012 supervisiona Pós-doutorados em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea-UFRJ. Em 2013 foi eleito vice-coordenador do GT Comunicación y Estudios Socioculturales da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación-ALAIC e nomeado pelo Reitor da UFRJ coordenador do Convênio UFRJ/Universidad de La Frontera-Chile. É líder do Grupo de Pesquisa NETCCON-CNPq (Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Psicopolítica e Consciência, da Escola de Comunicação da UFRJ), Pesquisador Estrangeiro credenciado junto à CONICYT, Chile, e ao COLCIENCIAS, Colômbia, e Professor Convidado do Mestrado em Comunicação, do Doutorado em Comunicação e do Doutorado em Ciências Sociais, da Faculdade de Educación da Universidad de La Frontera. Chile. Em 2013 esta nova teoria criou para o Ministério do Meio Ambiente, o PNUD e o PNUMA, a Matriz Estratégica de Educação Ambiental e Comunicação Social do Plano Nacional de Recursos Sólidos do Brasil. Em 2013 seu pensamento recebeu do Programa Erasmus Mundus Bolsa de Mobilidade Acadêmica para levar a aplicação da Economia Psicopolítica da Teoria Social à Construção de Colaboração nas Redes Sociais em cinco universidades de Portugal e Espanha, a partir do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras-FLUP, Universidade do Porto, o que resultou, a convite da FLUP-UP, na assinatura de Adendo ao Convênio UP-UFRJ para a publicação de livro sobre o tema e a realização de sequência de seminários internacionais sobre Psicopolítica e Consciência, com apoio também da Universidad de La Frontera. O 1º Seminário Internacional de Psicipolítica e Consciência, focado em como superar a discriminação construída pela mídia, justiça e processos eleitorais, foi realizado em 23 e 24 de Setembro de 2014. O 2º está confirmado que será realizado no Chile em 2005. Tem publicações no Brasil, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia e Chile.

Professor Adjunto I

Departamento: de Expressões e Linguagens

• Com e Real. Brasileira - Biblioteconomia
  • Psicopolítica e Mudança em Rede