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Fernando Fragozo é graduado em Ciências Econômicas pela UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Doutor em Comunicação em Cultura pela UFRJ. Realizou Doutorado-Sanduíche na Université de Technologie de Compiègne e Pós-Doutorado em Filosofia na École Normale Supérieure de Paris. É Professor Associado da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Hermenêutica, Fenomenologia, Desconstrução e Filosofia da Técnica.  

 

 

 

 

 

Professor Associado

Departamento: de Expressões e Linguagens 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site:

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

  • Com. e Arte Contemp. III 
  • Linguagem Audiovisual II 

 

Disciplinas na Pós-Graduação

  • Estética Contemporanea II 

 

 

PESQUISA

  • Arte e Verdade em Heidegger e Gadamer

O presente projeto tem como objetivo analisar as relações entre arte e verdade nos pensamentos de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer e, em seguida, elucidar as proximidades e diferenças entre cada pensador no que tange a esta relação. Num primeiro momento, tratar-se-á de delinear os diferentes horizontes relacionais entre arte e verdade que se apresentam no âmbito da reflexão particular de cada um para, posteriormente, por em contraste esses diferentes horizontes conceituais. Parte a pesquisa da hipótese segundo a qual a ?viragem? (Kehre) do pensamento de Heidegger é marcado por uma mudança em sua concepção sobre a arte que desloca o entendimento da arte como ?abertura transcendental?, marcante até os anos 1930, para aquele da arte como ?abertura epocal? ? conceitos esses que deverão ser confirmados pela pesquisa e posteriormente postos em relação com a reflexão de Gadamer sobre a arte.. 

 

  • A Questão da Técnica em Heidegger - Desobramentos e Paralelos

O projeto segue a linha de questionamento elaborada em "A Tecnologia e seus possíveis: é possível pensá-los?" (Fragozo, 2004) e visa aprofundar a reflexão sobre a técnica tanto a partir de uma análise mais detalhada do pensamento de Heidegger quanto a partir de outras fontes que também questionem a conceituação corrente da técnica como simples meio para obtenção de fins - o que Heidegger denomina de "visão instrumental e antropológica da técnica". A pesquisa toma como ponto central de análise Ser e Tempo e A Questão da Técnica e busca pensar as semelhanças, diferenças e evolução das respectivas análises nestes dois momentos da trajetória de Heidegger à luz da evolução de seu pensamento. Analisa também outros textos onde a questão da técnica/tecnologia/techné se apresenta, tais como A Origem da Obra de Arte, Nietzsche, e Ciência e Pensamento do Sentido. Como desdobramentos da reflexão de Heidegger, trata-se-á de analisar a posição de pensadores que tomam o pensamento de Heidegger sobre a técnica como referência central, tais como Bernard Stiegler, Jean-François Lyotard e Don Ihde. Como pensadores que apresentam uma reflexão própria sobre a técnica não derivada de matriz heideggeriana, trata-se sobretudo de analisar os pensamentos de Gilbert Simondon e André Leroi-Gourhan.. 

 

  • A Questão do Realismo em Ser e Tempo

O projeto tem como objetivo analisar o debate instaurado nas duas últimas décadas em torno da posição de Ser e Tempo em relação à questão do realismo. A partir do levantamento das diferentes leituras e de seus respectivos argumentos, o projeto pretende situar a questão no âmbito da reflexão de Heidegger naquele período, verificando sua compatibilidade com o projeto da ontologia fundamental e da filosofia científica, assim como possibilitar um diálogo desta reflexão com as correntes mais recentes da filosofia da ciência que incorporam a hermenêutica em suas análises.. 

 

Áreas de interesse: 

 

 

EXTENSÃO

 

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

 

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

 

SUGESTÃO DE LINKS

 

 

 


 

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