Professor Associado II na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), onde leciona para alunos de Jornalismo e Produção Editorial. Jornalista profissional com experiência em Telejornalismo, Jornalismo Científico e Assessoria de Imprensa. Pesquisador com capítulos de livros publicados e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 1985). Mestrado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ, 1996). Doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ, 2002). Estágio Pós-Doutoral na Universidad Complutense de Madrid, Espanha (UCM, 2010-2011). Projetos de Pesquisa cadastrados na UFRJ: Jornalismo Científico e Democratização do Conhecimento e Estratégias do Novo Capitalismo para a criação de ambientes institucionais neo-schumpeterianos. Desenvolve pesquisas articulando os campos Comunicação e Trabalho e Economia Política da Comunicação e da Cultura. Analisa o processo de construção da identidade operária, que em sua mais nova fase reitera a hipertrofia da razão instrumental, sustentada pela ideologia cientificista, de modo pragmático e mercantil, sob o manto das relações entre empreendedorismo, inovação e criatividade, cujas conseqüências mais evidentes são a dependência da tecnologia gerada no centro capitalista e o relativo não-aproveitamento produtivo das possibilidades da C&T praticadas nas sociedades periféricas. As necessidades sociais estão adscritas, de modo geral, aos interesses das classes e frações dominantes, e o processo de difusão não estabelece o circuito entre produção e consumo de forma a estimular o desenvolvimento da pesquisa e a geração de tecnologias, e parece estar relacionado com a redução da controvérsia, a economia de tempo, a confiança pública nas instituições governamentais e a função de legitimação, em detrimento do desenvolvimento da razão comunicativa como base para a emancipação humana.

Professor Associado

Departamento: de Expressão e Linguagem

• Técnica de Reportagem I
  • Técnicas de Investigação Jornalística

•  Comunicação, Inovação e Desenvolvimento: novas identidades para o mundo do trabalho através da cultura

Áreas de interesse:

• Coordenador do núcleo Editore. - Direção e administração, Escola de Comunicação, Departamento de Expressão e Linguagens.

• Membro de Corpo Editorial: Revista de Estudos da Comunicação
  • Membro de Corpo Editorial: Eptic On-Line (UFS)