Doutorado em Computação de Alto Desempenho - Engenharia Civil pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (CONCEITO 7 CAPES). Mestrado em Comunicação e Cultura (Comunicação) - UFRJ (CONCEITO 6 CAPES) Graduação em Publicidade e Propaganda - UFRJ Professor Adjunto da Escola de Comunicação da UFRJ. Atuação e Especialidades: Computação Gráfica, Efeitos Especiais, Composição Digital, Animação, Videografismo, Realidade Virtual, Ambientes Virtuais Colaborativos, Games.

Professor Adjunto

Departamento: de Métodos e Áreas Conexas - DMAC

• Laboratório de Comunicação - Videografismo
  • Produção em RTVC (PP)
  • Efeitos Especiais (RTV)

Projeto Video Arte & Dança

• O Projeto Video Arte & Dança tem por objetivo pesquisar as possibilidades de interface do uso de novas tecnologias da comunicação aplicadas à dança contemporânea. Com esse objetivo pretende integrar e aprofundar a sinergia do uso de recursos audiovisuais digitais com o campo da dança e da performance com mediação tecnológica, mapeando seus atuais usos e recursos, e propondo inovações para futuros desenvolvimentos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa multidisciplinar entre os campos da Comunicação, da Arte e da Dança. Objetivos: Produzir pesquisa experimental aplicada ao campo da videodança, visando à exibição de seus resultados videográficos em diferentes mídias (internet, TV, cinema) bem como o desenvolvimento de aplicações voltadas à interação com apresentações de dança e espetáculos ao vivo. A temática do material audiovisual produzido terá como base: Corpo-Movimento, Tempo-Dinâmica e Espaço-Forma. Consolidar a formação de um núcleo na UFRJ de produção de vídeos e audiovisuais na referida área de pesquisa, de modo a agregar e potencializar recursos humanos, técnicos e científicos, de forma multidisciplinar. Criar um acervo com o material produzido pela pesquisa, disponibilizando-o via web para acesso público e gratuito, visando à divulgação da produção científica e artística da UFRJ, além de material didático relacionado à dança e seus desdobramentos aplicados a áreas afins. Justificativa: Nos últimos dez anos o espaço da dança contemporânea ampliou-se em nosso país, em particular no Rio de Janeiro, com o apoio de algumas instituições públicas e privadas, destacando-se o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e o Panorama da Dança Contemporânea, com projetos e programações voltadas para produções de experiências que integram o audiovisual e a dança. Sob esta ótica, as produções de dança em vídeo e cinema vêm ganhando consistência e espaço, fortalecendo um novo campo de pesquisa e de produção artística nas universidades brasileiras. Este projeto permitirá a integração interunidades de grupos de pesquisa, através de parceria entre o Laboratório de Multimídia da CPM - Escola de Comunicação, representado pelo coordenador do presente projeto, e a equipe do Laboratório de Imagem-Criação em Dança da Escola de Educação Física e Desportos, coordenado pela professora Ana Célia de Sá Earp e equipe, cuja experiência, conhecimento, pesquisa e técnica em dança, contribuirão para viabilizar o projeto da produção audiovisual experimental e sue diálogo com a arte coreográfica.

Áreas de interesse:

Chefe do Departamento de Métodos e Áreas Conexas - DMAC