Professora do Curso de Direção Teatral da UFRJ. Atualmente é a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-RJ (1994). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC - UNIRIO (2001). Doutora em Antropologia pelo PPGSA / IFCS / UFRJ (2007), com estágio doutoral na Freie Universität -Berlin, na Alemanha, realizado com bolsa DAAD/CNPq (2005/2006). Recebeu o Prêmio de Pesquisa por Abertura de Campo do Instituto Internacional da Marionete, de Charleville-Mézières, na França, pela tese de doutorado (Prix de la Recherche: Ouverture de champ - Institut International de la Marionnette), em setembro de 2015. Em 2006, recebeu bolsa para pesquisar nos arquivos do Institut International de la Marionnette, em Charleville-Mézières, na França, também como parte de seus estudos de doutoramento. Realizou Pós-Doutorado em História do Teatro Brasileiro no PPGAC-UNIRIO com a pesquisa? As danças características no Brasil na segunda metade do século XIX: o lundu de Marieta Baderna", com bolsa CNPq (2008). Participou do processo de registro como patrimônio imaterial das formas populares de teatro de bonecos do Nordeste brasileiro: Mamulengo, Babau, Cassimiro Coco e João Redondo, tendo dirigido os filmes documentários que fundamentaram a pesquisa para o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2015). É atriz e diretora de teatro, com diversos espetáculos encenados.

Professora Adjunta

Departamento: de Métodos e Áreas Conexas

•  Arte e Política da Cena

Grupos de Pesquisa:

• Estudos de História e Historiografia do Espetáculo (UNIRIO)
  • Processos de criação cênico-dramatúrgica: poéticas, metodologias e linguagens (UNIRIO)
  • Processos de criação da cena (UFRJ)
  • As companhias viajantes. Um século de turnês de artistas europeus no Brasil (1860-1970) - UFRJ

Áreas de interesse: Experimentações da Cena, História do Teatro Brasileiro, Historiografia do Teatro Brasileiro

•  Membra do corpo editorial do periódico DAPesquisa