Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC-MG (1986), mestrado em Letras/Estudos de Literatura pela PUC- Rio (2003), doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela PUC-Rio (2007) e pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2011). Durante o doutorado foi agraciada com a bolsa PDEE/CAPES de estágio no exterior, permanecendo um ano em Paris, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, sob a orientação do professor André Gunthert do Laboratoire d'Histoire Visuelle Contemporaine (2005-2006). Atualmente é professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ onde leciona na Graduação e também no curso de Pós-Graduação em Artes da Cena. Foi bolsista de Pós-doutorado da FAPERJ na Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008 - 2011), sob orientação do professor Maurício Lissovsky, onde lecionou na Graduação e desenvolveu a pesquisa: "Fotografia e Comunismo: imagens da Polícia Política no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro". Integrante do Grupo de Estudos Imagem/Tempo coordenado pelo professor Maurício Lissovsky (ECO/UFRJ) e do Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento (ECO/UFRJ). Trabalha na interseção texto escrito e imagem fotográfica. Tem experiência na área de Comunicação Social, Letras e Design com ênfase em comunicação, fotografia, arquivo fotográfico, literatura comparada e texto escrito.

Professora Adjunta

Departamento: Métodos e Áreas Conexas - DMAC

• Metodologia científica e Projeto Experimental II (Radio e TV)
  • Memória: entre fotografia e cinema (ECS013 – eletiva de Rádio e TV)
  • Fotografia básica
  • Fotografia para Produção Editorial
  • Retrato Fotográfico entre Documento, Biografia e Arte  (eletiva de Rádio e TV)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena.

• Entre a convenção e a performance: novas possibilidades do retrato fotográfico contemporâneo (2011 – Atual)

O projeto visa trabalhar na confluência do processo analógico e digital, com o objetivo de investigar com maior profundidade algumas técnicas de ampliação de fotografia analógica, possíveis através do trabalho em laboratório químico, prática que cada vez mais se escasseia, dando lugar à produção de imagens digitais. E, criando a possibilidade de digitalização da imagem produzida artesanalmente de ser visibilizada e reproduzida infinitamente. Para desenvolver esta pesquisa, de cunho teórico e prático, escolheu-se como recorte temático o gênero retrato, campo de estudos da candidata desde o doutorado e de sua prática profissional.

Alunos envolvidos: Graduação: um / Doutorado: um.

Integrantes: Maria Teresa Ferreira Bastos - Coordenador / Leandro Pimentel - Integrante / Rafael Turatti - Integrante.

Financiador: Programa de Apoio a Docente Recém-Doutor Antonio Luís Viana 2011, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ.

Áreas de interesse:

Fotografia; Biografia; Memória; Arte; Identidade.

• Coordenadora do curso de Rádio e TV.

Membro do corpo editorial: