Professor e jornalista, pesquisador nas áreas do discurso jornalístico, da memória e história da imprensa, é Doutor em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), onde leciona. Nesta mesma EC0-UFRJ concluiu duas graduações: Comunicação e Editoração (1976) e Jornalismo (1980). Sua dissertação de Mestrado trata da imprensa brasileira na virada para o século XX, destacando a dupla transição: da imprensa artesanal para a capitalista e da linguagem literária para uma linguagem cada vez mais jornalística. Intitula-se “Em busca da notícia - Memórias do Jornal do Brasil, 1901”, publicada como livro, em março de 2010. Sua tese de Doutorado - Imprensa surgente e insurgente na Independência - Memórias do Correio do Rio de Janeiro e de seu redator, um tal Lisboa - tem por foco a atuação da nascente imprensa brasileira nos movimentos políticos que resultaram na emancipação política do Brasil, destacando narrativas e agentes praticamente desconhecidos na historiografia, entre outros motivos por terem sido derrotados e que nessa condição foram postos no esquecimento. É autor de artigos, em diversas publicações, sobre análise do discurso jornalístico, mídia alternativa, memória e história da imprensa brasileira. Iniciou-se no Jornalismo em abril de 1971, na sucursal do jornal O Globo, em Brasília. Antes de assumir a docência na Escola de Comunicação da UFRJ, aprovado por concurso público realizado em dezembro de 2009, foi assessor da Diretoria de Estudos Macroeconômicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de onde se desligou em março de 2010. Foi editor de jornais alternativos nos anos de 1970, como “O Berro” e trabalhou em diversas redações, como Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Rádio JB, Jornal do Commercio, Agência JB, JB Online e Rádio MEC. Lecionou Jornalismo também no Centro Universitário de Barra Mansa (RJ). Hoje é editor do portal Porteira do Mato.

Professor Adjunto

Departamento: Métodos e Áreas Conexas – DMAC

• Comunicação e Economia
  • Comunicação e Realidade Brasileira
  • História do Jornalismo
  • Jornalismo Econômico
  • Projeto Experimental I

Coordenado pela profª drª Lúcia Maria Alves Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com apoio do CNPq.

Neste trabalho desenvolveu o conceito de "remoção de sentidos" que se verifica nos discursos da mídia sobre a favela, disponível em http://aninter.com.br/Anais%20CONINTER%203/GT%2006/18.%20GOMEX.pdf

Áreas de interesse: Jornalismo Econômico; Memória; Imprensa Artesanal; História da Imprensa.

• Coordenador do Blog “Boletim ECOnômico”, dos alunos da disciplina Jornalismo Econômico (2014 – Atual)

Publicação semestral produzida e editada pelos alunos da disciplina Jornalismo Econômico, seletiva da habilitação de Jornalismo, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Alunos envolvidos: Graduação: dez.

Integrantes: Nilo Sergio Silva Gomes - Coordenador.