Gabriela Lírio Gurgel Monteiro é fundadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO-UFRJ), que coordenou de setembro de 2013 a setembro de 2015. É professora Adjunta III do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. É autora dos livros A procura da palavra no escuro (7Letras, 2001) e organizadora de Interseções: Cinema e Literatura (7Letras, 2010). Desenvolve atualmente a pesquisa A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens (PIBIC/CNPq) e Autobiografia na cena contemporânea. Publicou artigos nos periódicos O Percevejo, Urdimento, Revista Cena, Concinnitas, Arte&Ensaio, Art&Cultura, entre outros. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) (1995), Mestrado em Letras (1999), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado sanduíche - Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2002). Atualmente, desenvolve a pesquisa Teatro e Tecnologia em seu pós-doutorado, sob supervisão da profa. Dra. Josette Féral, na Université Paris III- Sorbonne Nouvelle. É membro efetivo da SOCINE, da ABRALIC, da ABRACE e da ANPOLL.

Professor Adjunto III

Departamento: de Métodos e Áreas Conexas

• Teoria do Drama I
  • Ator II
  • Ator III
  • Direção I
  • Dramaturgia VI
  • Ética no Teatro
  • Projetos de Encenação

•  Cinema e Teatro (Meios de comunicação, Poéticas e Estudos da Narrativa)

• Autobiografia na cena contemporânea: entre a ficção e a realidade
  • A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens
  • Núcleo de Dramaturgia

Áreas de interesse: Poéticas da cena: teoria e crítica.

• XIII Mostra de Teatro da UFRJ
  • XII Mostra de Teatro da UFRJ

• Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO-UFRJ)
  • Representante da Categoria de Professores Adjuntos junto à Congregação