Doutor em Ciências pelo Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ). Mestre em Ciência da Arte pelo Instituto de Arte e Comunicação da Universidade Federal Fluminense IACS/UFF. Bacharel em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ESDI / UERJ. Atualmente é professor adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde leciona, no curso de graduação, as seguintes disciplinas: Arte Digital (ECA503), Armazenamento e Recuperação de Dados Digitais (ECA225) e Laboratório Portfólio Design Gráfico. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Design Gráfico.

Professor Adjunto

Departamento: Métodos e Áreas Conexas - DMAC

Site: https://artedigitalblogdotcom.wordpress.com/about/

• Arte Digital
  • Laboratório de Design Gráfico
  • Projeto Experimental - Produção Editorial

Ciberarte Brasileira nas duas Décadas deste século

• Relações entre as produções artísticas e as politicas brasileiro na área telemática.

Arte em trânsito: o inertator e a arte móvel no Brasil

• Esta pesquisa objetiva mapear e comentar algumas das principais estratégias e tendências dos ciberlaboratórios das universidades brasileiras que utilizam, em suas experiências, dispositivos móveis tais como telefones celulares, câmeras com recursos de conexão à Internet e GPSs. Entendendo esses dispositivos como agentes de mudança de práticas sociais e de experiência de espaços, esta pesquisa vai também estudar as particularidades das relações de produção ciberartísticas estabelecidas nestes laboratórios. E, por suspeitar que esses dispositivos - centrais multimídia portáteis - oferecem pistas sobre como se poderia refletir e criar novos modos de organização de espaços e comunidades, esta pesquisa levanta ainda, questões relativas ao papel do interator - ator interfaceado por dispositivos móveis. Palavras chave: Comunicação, arte, ciberlaboratórios universitários e dispositivos

Projeto Urca (Desativado)

Áreas de interesse:

•  Mercado Editorial: o que é preciso saber para trabalhar neste mercado.