Publicitária e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Lucimara Rett participou da implantação da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em São José dos Campos, SP, e trabalhou por 12 anos nas áreas técnica e comercial desse veículo. Também atuou por 10 anos como docente em cursos de graduação e pós-graduação em comunicação de instituições particulares da sua região e de outros estados. Hoje é Professora Adjunta DE na Escola de Comunicação da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suas principais áreas de pesquisa são publicidade, convergência das mídias e tendências em publicidade, TV Regional, regionalização e desenvolvimento do mercado publicitário e Folkcomunicação com foco em Folkmarketing. É integrante dos grupos de pesquisa “Mídia, Cultura e Memória” (Unip), “Imagem, Mercado e Tecnologia” (UFRN) e 'Estudos Avançados de Comunicação Organizacional' (UFRN), bem como sócia da Intercom, Rede Folkcom e ABP2 - Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade.

Professora Adjunta

Departamento: Métodos e Áreas Conexas - DMAC

• Mídia
  • Laboratório de Empreendorismo Digital - F5

Mídias digitais, convergência e tendências em publicidade e propaganda

• A convergência das mídias não é mais uma tendência, mas sim, uma realidade. Os meios de comunicação se multiplicam, sofrem ajustes tecnológicos e o processo de comunicação deixa de ter papéis pré-definidos de emissor e receptor. O conteúdo e a quantidade de informação aumentam exponencialmente e o grande desafio é compreender o processo e identificar as transformações que o mesmo trará para a comunicação. Pretende-se, com esta pesquisa, analisar o fenômeno comunicacional de convergência das mídias, bem como os reflexos dessa nova realidade para o profissional de comunicação, sobretudo para o publicitário. O projeto abarca reflexões sobre mídias digitais, convergência, mobile marketing, redes sociais e o comportamento das marcas e dos receptores/consumidores nesses novos meios. Há que se descobrir, portanto, uma nova maneira de se produzir comunicação publicitária eficiente para esse público.

Áreas de interesse: