Suzy dos Santos possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professora da Escola e do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2005, recebeu o Prêmio Intercom (melhor tese de doutorado) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e, em 1996, recebeu Menção Honrosa (melhor monografia modalidade Rádio e Televisão) como finalista na categoria Graduação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação - PEIC, em atividade desde 1995. Suas pesquisas e sua produção concentram-se na área de Comunicação, com ênfase em economia política da comunicação e políticas de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, novas tecnologias de comunicação, estrutura dos meios e condições de acesso à informação e à comunicação, regulação. Publicou capítulos de livros e artigos em revistas especializadas em português, espanhol, francês e inglês.

Professora Adjunta

Departamento: de Métodos e Áreas Conexas

• Laboratório Coronelismo Eletrônico
  • Laboratório Diversidade

• Comunicação e Cultura - Mídia e Mediações Socioculturais

• Metodologia de análise das políticas de comunicação no Brasil: dinâmicas assimétricas de poder e negociação no contexto pós-ditatorial
  • Coronelismo eletrônico versus convergência das comunicações: poder e negociação na relação entre democracia e novas tecnologias

Áreas de interesse:

Convergência das Comunicações: Economia

• Coordenadora do Ciclo Básico.- Direção e administração, Escola de Comunicação, .
  • Coordenadora da linha de pesquisa MMS.- Direção e administração, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
  • Representante dos professores adjuntos - Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicação, Congregação da Escola de Comunicação.

• Colaboradora - Conselheira Externa - Maestria en Indústrias Culturales, Universidad Nacional de Quilmes, UNQ, Argentina.
  • Conselheira - Membro do Conselho Diretivo - Instituto Nupef, NUPEF, Brasil.
  • Membro do Corpo Editorial dos Periódicos: Revista Brasileira de Políticas de Comunicação; Television & New Media; Comunicacao, Midia e Consumo (Online);
  • Revisora dos Periódicos: Communication, Culture & Critique; Contracampo (UFF); Journal of Community Informatics; In Texto (UFRGS. Online); Revista Brasileira de Políticas de Comunicação; Eptic (UFS); Comunicacao, Midia e Consumo; Em Questão (UFRGS. Impresso); Revista Comunicação Midiática;
  • Revisora de projetos de fomento: (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ;