André Parente é professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ e teórico do cinema, do vídeo e das novas mídias. Em 1987 obtém o doutorado na Universidade de Paris 8 sob a orientação de Gilles Deleuze. Em 1991 cria o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 1977 e 2007, realiza inúmeros vídeos, filmes e instalações nos quais predominam a dimensão experimental e conceitual. Seus trabalhos foram apresentados no Brasil e no exterior (Alemanha, França, Espanha, Suécia, Espanha, México, Canadá, Argentina, Colômbia, China, entre muitos outros). É autor de vários livros: Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual (1993), Sobre o cinema do simulacro (1998), O virtual e o hipertextual (1999), Narrativa e modernidade (2000), Tramas da rede (2004), Cinema et narrativité (LHarmattan, 2005), Preparações e tarefas (2007), Cinema em trânsito (2012), Cinemáticos (2013), Cinema/Deleuze (2013), Passagens entre fotografia e cinema na arte brasileira (2015), entre outros.

Professor Adjunto

Departamento: de Fundamentos da Comunicação

Contato:

•  Comunicação e Artes

• Cinema, novas mídias e arte contemporânea: tendências do cinema brasileiro no campo expandido [SIGMA.UFRJ]
  • Cinema, arte e tecnologia. Tendências do cinema de artista no Rio de Janeiro [SIGMA.UFRJ]

Áreas de interesse: Comunicação e Tecnologia da Imagem, Comunicação e Arte, Comunicação e Tecnologia

•  Coordenador do Núcleo Cultura e Tecnologia da Imagem

• Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa para Graduados - CEPG
  • Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem)
  • Membro do corpo editorial dos periódicos: Galáxia (PUCSP); Revista FAMECOS; Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde e Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
  • Revisor dos projetos de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo