Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (em 1989), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Realizou ainda três estágios pós-doutoral: um em Comunicação na Universidade Complutense de Madri (em 2006), outro em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (em 2014) e outro em Ciências Sociais pela CLACSO (em 2015). Atualmente é pesquisador 1D do CNPq; Professor Associado IV da linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (avaliado com conceito 6 pela CAPES); coordenador do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação vinculado ao PPGCOM da UFRJ (líder deste grupo de pesquisa, fundado em 1992); e vem desenvolvendo a investigação intitulada "Comunicação, Música e Espacialidade" (com apoio do CNPq). Vem trabalhando nos últimos anos com os seguintes tópicos: comunicação, cultura urbana, música, juventude, espacialidade e políticas públicas. É autor de vários ensaios, coletâneas e livros (elaborados individualmente e em parceria), dentre os mais recentes destacam-se as seguintes publicações: Música nas ruas do Rio de Janeiro (Ed. INTERCOM, 2014); Entretenimento, Felicidade e Memória (Anadarco Ed., 2012); Comunicações e Territorialidades - Rio de Janeiro em cena (Anadarco Ed., 2012); Nas bordas e fora do mainstream musical (Ed. Estação das Letras e das Cores, 2011); Indústria da Música em Transição (Ed. Estação das Letras e das Cores, 2010); Comunicação e História - interfaces e novas abordagens (Ed. Mauad X, 2008); Lapa, cidade da música (Ed. Mauad X, 2007); Novos Rumos da Cultura da Mídia (Ed. Mauad X, 2007); Comunicação, Cultura e Consumo (Ed. E-Papers, 2005), Mídia, Memória & Celebridades (Ed. E-Papers, 2003), O funk e o hip-hop invadem a cena (Ed. UFRJ, 2000) e Linguagens da Violência (Ed. Rocco, 2000). 

 

Professor Associado IV

Departamento: Fundamentos da Comunicação

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Site:

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

  • Comunicação, Cultura e Espetáculo VI
  • História da Comunicação (EC2 – código ECS240)

 

Disciplinas na Pós-Graduação

 Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura:

  • Comunicação e Estudos Culturais
  • Mídia e Memória
  • Comunicação e Cultura de Massa
  • Comunicação e Cultura

 

PESQUISA

  • Comunicação, Música e Espacialidade (2013 – Atual) 

Busca-se avaliar a importância das atividades musicais realizadas ao vivo - na forma de concertos, blocos e “rodas” -, para a revitalização de espaços da cidade do Rio de Janeiro. Parte-se do pressuposto de que há uma “cultura musical de rua”, praticada especialmente por grupos juvenis, capaz de criar condições não só para a ampliação da sociabilidade, mas também para a ressignificação criativa dos espaços da urbe. Cabe destacar, que um dos objetivos desta pesquisa é subsidiar a renovação de políticas públicas, possibilitando que as mesmas sejam reconfiguradas de forma endógena e mais democrática. Após um longo e lento período de decadência socioeconômica, política e cultural (que se iniciou com a transferência da capital para Brasília) - que durou até a segunda metade dos anos de 1990 -, esta cidade vem recuperando nos últimos 15 anos um lugar de protagonismo no cenário nacional, especialmente no âmbito cultural. Uma das hipóteses que norteiam este projeto é o de que: se, por um lado, os investimentos públicos e privados que vêm sendo direcionados a cidade por conta da realização de mega eventos (nacionais e internacionais) esportivos e de entretenimento (tais como: os Jogos Pan Americanos, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, o Rock in Rio, as Olimpíadas, entre outros) tem um significativo papel para a reversão deste quadro; por outro lado, as atividades musicais vêm também desempenhando um relevante papel na revitalização da Cidade do Rio de Janeiro, tal como pode ser constatado pelo crescente e estrondoso êxito de algumas áreas do Centro, como a da Lapa e Praça XV - que passaram nos últimos anos a gravitar em torno das atividades musicais.

Alunos envolvidos: Graduação: três / Mestrado acadêmico: dois / Doutorado: três.

Integrantes: Micael Maiolino Herschmann - Coordenador / Cíntia SanMartin Fernandes - Integrante / Jaqueline Neves - Integrante / Éverly Pergoraro - Integrante / Lena Benzecry - Integrante / Juliana Ribeiro Araújo - Integrante / Diana de Mello Ferraz Rocha Domingues - Integrante / Jhessica Reia - Integrante / Felipe Gurgel - Integrante / Ramires, Thiago - Integrante.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 7.

 

Áreas de interesse: Estudos Culturais; Música; Territorialidades; Políticas Públicas.

 

EXTENSÃO

 

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

  • Editor Adjunto da revista científica do PPGCOM da UFRJ ECO-PÓS
  • Coordenador geral do Grupo de Pesquisa Comunicação, Música e Entretenimento da INTERCOM

 

SUGESTÃO DE LINKS

 

 

 


 

Topo