Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Possui doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC); em nível de Graduação, responsabiliza-se pela disciplina Poética do Espetáculo. Ex-Coordenadora (2006/2010) do Curso de Direção Teatral da mesma escola. Tem experiência teórica e prática na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica teatral, dramaturgia, teatro, contemporaneidade, representação, subjetividade. É autora de livros e ensaios em revistas especializadas, tendo obtido primeiro lugar em concurso nacional de monografias (Prêmio Andes-SN). Seu doutoramento versa sobre o corpo e o espaço no teatro: as relações através das quais se estabelece a representação; a tese tornou-se livro, com o título "Corpo, espaço, tempo: indagações sobre poética do teatro" (Rio de Janeiro: Editora Aretê, 2013). Sua pesquisa atual dedica-se ao tema "O trágico e a cena contemporânea". Edita a revista "Ciclorama - Cadernos de pesquisa da Direção Teatral", com periodicidade anual e dedicada à publicação dos trabalhos de Iniciação Científica apresentados no Seminário de Direção Teatral. É Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (ECO-UFRJ) 

 

Professora Adjunto 

Departamento: de Fundamentos da Comunicação

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site:

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

  • Poéticas do Espetáculo III
  • Poéticas do Espetáculo V
  • Direção VI - Mostra Mais 2016

 

Disciplinas na Pós-Graduação

  • Tec. da Comunicação e Subjetividade 

 

 

PESQUISA

  • O trágico e a cena contemporânea

A pesquisa busca analisar as condições de possibilidade da tragicidade e do trágico na cena teatral contemporânea. Tem como pressuposto a falência do gênero tragédia já entre os gregos, com o avanço do pensamento racional. No entanto, é com o modelo helênico que se podem identificar os elementos constitutivos da tragicidade: a relação com a transcendência e as tensões com a cidade. Ao longo da história, foi possível associar formas cristãs do teatro à tragédia por seu desempenho no campo da abordagem política, já que, no aspecto religioso, pode-se dizer que não há pontos de contato com o mundo clássico. A sociedade industrial disciplinar e o foco na subjetividade individual desfazem os liames com o trágico, dando lugar ao drama burguês e seus subgêneros. Hoje, novas subjetividades tomam forma com o advento da sociedade de controle, sob o capitalismo de informação e serviços. Novas tecnologias e relações de trabalho colocam em cena (no teatro como na cidade) trajetórias e paradigmas que se caracterizam pelo enfraquecimento dos elos narrativos em favor de discursos que retomam aspectos arcaicos em convívio com a alta tecnologia. Chama atenção, além da derrocada da ação, o desaparecimento do herói: a multidão contemporânea expressa-se por uma cena voltada para as vozes e os agenciamentos coletivos de enunciação. Artaud e Wagner são elementos balizadores fundamentais quando se trata de estabelecer o vai-e-vem e as articulações/desarticulações entre a cena moderna e a pós-moderna: o corpo, o espaço, o tempo.. 

 

Áreas de interesse: 

 

 

EXTENSÃO

  • Produção em teatro (em andamento ininterrupto até 2015)

Materialização dos espetáculos de formatura dos estudantes de Direção Teatral (Mostra de Teatro da UFRJ), de caráter anual. - Materialização dos espetáculos da Mostra Mais - Materialização dos espetáculos da Amostra Grátis O projeto se realiza com a realização de alunos bolsistas e voluntários. 

 

  • Produção em teatro (em andamento ininterrupto até 20140

O projeto se destina a executar a produção dos trabalhos curriculares dos alunos do Curso de Direção Teatral da ECO/UFRJ, cada conjunto com frequência anual: Amostra Grátis, Mostra Mais e Mostra de Teatro de UFRJ. Trata-se de viabilização material, pesquisa de métodos em produção. Vinculam-se também: Seminário de Pesquisa da Direção Teatral, por ocasião da Mostra Mais; e editoração da revista "Ciclorama - cadernos de pesquisa da Direção Teatral". Vinculam-se professores, funcionários técnico-administrativos e 6 bolsistas.. 

 

  • Produção em Teatro

Orientação de bolsistas na realização das três realizações cênicas obrigatórias aos estudantes de Direção Teatral: - Mostra Grátis (trabalhos da disciplina Direção V - Mostra Mais (Direção VI) - Mostra de Teatro da UFRJ (espetáculos de formatura). 

 

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

  • Suplente do Conselho de Representantes da ADUFRJ pela Escola de Comunicação Social. 

 

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

 

SUGESTÃO DE LINKS

 

 

 


 

Topo