Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes PPGAV-EBA-UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação PPGAC-ECO-UFRJ. Possui graduação em desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Artista e pesquisadora, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, com exposições individuais e coletivas realizadas no Brasil e no exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, filme, instalações cinemáticas, intervenções urbanas.

 http://lattes.cnpq.br/1100476364702021

 

 

Professora Adjunta 

Departamento: de Fundamentos da Comunicação

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site:

 

 

ENSINO

Disciplinas na Graduação

  • História do Espetáculo I

  • História do Espetáculo II
  • História do Espetáculo III

  • História do Espetáculo IV
  • História do Espetáculo V

 

 

Disciplinas na Pós-Graduação

  •  Tópicos Especiais (PPGAC-ECO-UFRJ)
  • Linguagens de Configuração Espacial (PPGAV-EBA-UFRJ)

 

PESQUISA

Desilha (atual)


Desenho: diagramas, projetos, resíduos, paisagens. Edital de Apoio à divulgação e produçãoo das artes no Estado do Rio de Janeiro (concluído)

  • O objetivo deste projeto é apresentar uma reflexão sobre desenho e arte coordenada por Marcelo Campos, a partir da produção de quatro artistas contemporâneos: Lívia Flores, Milton Machado, Regina de Paula e Ricardo Basbaum. Sabemos que o desenho se apresenta fortemente na produção atual. Porém, hoje, a noção categórica se amplia. Vemos desenhos compreendidos em consonância com fotografias, mapas, apropriações, projetos arquitetônicos, percursos, entre outras hibridações. Como resultado do projeto de pesquisa, propomos a produção de um livro que estimule a criação individual, ao mesmo tempo que funcione como registro da produção dos artistas e fomente futuros exercícios e invenções, espelhando-os nas disciplinas da Escola de Comunicação/UFRJ, Escola de Belas Artes/UFRJ e Instituto de Artes/UERJ. Na introdução, o proponente fará um levantamento de textos e interpretações sobre desenho e arte contemporânea. Logo em seguida, cada artista terá um espaço exclusivo para refletir sobre o desenho em sua própria produção.


Poéticas da negação (atual)

  • O projeto propõe-se à reflexão sobre a interrelação entre as artes e sobre diluição da arte na vida a partir da investigação do que acontece em momentos de ruptura de formas artísticas estabelecidas, especialmente no campo das relações entre teatro, cinema e artes plásticas, atualizando-a a partir de exemplos recentes. Busca fundamentos para pensar desdobramentos da arte nos dias de hoje através do exame das relações que se estabelecem entre práticas artísticas e práticas discursivas permeadas por antigas e novas tecnologias. Incentiva e orienta o desenvolvimento de pesquisas afins junto a alunos da graduação em Direção Teatral e da pós-graduação em Artes Visuais.

 

 

 

 

EXTENSÃO

Mostra de Teatro da UFRJ; Mostra Mais (atual)

 

Plataforma de emergência (atual)

  • Plataforma de Emergência é um programa transdisciplinar e interinstitucional realizado pelo Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a UFRJ, UFF e UERJ, através de cursos de graduação e programas de pós-graduação nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, filosofia, comunicação social, sociologia, antropologia e psicologia. Está dividido em três projetos principais Interlocuções, Oficinas e Deslocamentos e conta ainda com Atividades Complementares, conforme descrito a seguir. Pretende ser um programa propositivo e agregador, ou seja, que implique na geração de atividades específicas e na anexação de projetos de pesquisa existentes desenvolvidos pelos participantes ou por outros professores que desejem participar. O programa é contínuo, podendo ser estendido indefinidamente, sua programação é organizada e renovada semestralmente.

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

  •  membro do COAA do Curso de Direção Teatral - ECO-UFRJ

 

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

orientadora PIBIC e PIBIAC

 

SUGESTÃO DE LINKS

https://liviafloreslopes.wordpress.com/

http://www.automatica.art.br/livros/artebra_liviaflores2.pdf

 

 

 


 

Topo