Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Fez seu pós-doutorado em Filosofia na Universidade de Paris V - Sorbonne Sciences Humaines. Foi pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com experiência nas áreas Teoria da Comunicação e Filosofia, além de professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ. Atualmente é professor emérito da UFRJ e se dedica às áreas de Comunicação, História, Filosofia e Religião.

Professor Titular Emérito

Departamento: de Fundamentos da Comunicação

• Comunicação e Filosofia
  • Com. Glob. Sociedade Tec. I

• Comunicação e História do Pensamento II [EMENTA]

Descrição: O Projeto História Filosofia Religião: Interfaces, coordenado pelo professor Marcio Tavares d'Amaral e vinculado ao Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento do IDEA - Programa de Estudos Avançados / ECO-UFRJ (ambos também coordenados por ele), visa aprofundar os estudos sobre a formação e a identidade da cultura ocidental contemporânea, recuperando suas duas fontes originais: a cultura grega, pautada no Ser e na Razão, e a cultura judaica, baseada nos fundamentos da Fé e de Deus. Dedica-se a desenvolver uma história dos paradigmas da cultura ocidental desde a sua origem, a partir da confluência das suas duas fontes, até o momento em que se diz que a História acabou. Ao longo da pesquisa sobre essa história dos paradigmas, busca-se identificar os movimentos de aproximação, refutação e descontinuidade entre os fundamentos de Fé e Razão experimentados no sistema História-Filosofia-Religião.O Projeto tem por objetivo ainda ampliar os estudos e as reflexões sobre o regime da eficácia como paradigma cultural contemporâneo, bem como verificar suas causas, efeitos e desdobramentos na atualidade. O História Filosofia Religião: Interfaces foi elaborado a partir dos resultados e desdobramentos das investigações em relação às hipóteses e aos objetivos propostos em três projetos de pesquisa anteriores: Comunicação e transcendência: o desafio da cultura atual, entre o moderno e o contemporâneo (2000 a 2003); Uma ciência da comunicação ainda é possível? O problema do Mal na cultura contemporânea (2003 a 2006); e Investigação do sistema de pensamento ?religião? no campo comunicacional contemporâneo: um novo olhar sobre a verdade (2007-2010).

Grupos de Pesquisa:

Áreas de interesse: FilosofiaMetafísica, Ética, Comunicação e Sistemas de Pensamento, Teoria da Comunicação.

• Projeto História Filosofia Religião: Conversações (HFR)
    Coordenado por Marcio Tavares d'Amaral (IDEA/ECO/UFRJ) que prevê a realização de encontros anuais, desde 2011, com exposições e debates abertos ao público (sempre aos sábados). Os encontros reúnem pesquisadores e professores (internos e externos à ECO-UFRJ) ligados ao campo "História-Filosofia-Religião". A cada ano, um subtema relacionado é definido e as apresentações são registradas para posteriormente serem publicadas em livro. As edições dos Encontros HFR tiveram os seguintes subtemas: - HFR: Conversações 1: Definição do campo "História-Filosofia-Religião" a partir da discussão de um texto-provocação de autoria do prof. Marcio Tavares d´Amaral. - HFR: Conversações 2: O fim da História - HFR: Conversações 3: Tradição e pós-modernidade / a presença de Deus na cultura contemporânea - HFR: Conversações 4: O sentir do universo: diálogos entre filosofia, fé e ciência - HFR: Conversações 5: Refletir, meditar, conhecer na sociedade da imagem.
  • Projeto Encontros IDEA
    Encontros abertos à comunidade acadêmica e ao público geral, realizados desde a década de 1980, para apresentação dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do núcleo permanente do IDEA (que atuam em diferentes laboratórios e grupos de pesquisa) e membros associados. Os últimos Encontros promovidos foram: 25 anos de IDEA (2006); 30 anos de IDEA (2012) e IDEA 2015 (2015).

• Consultor Ad-Hoc do CEPG
  • Consultor Ad-Hoc no Programa de Apoio à Renovação da Graduação - PARG II
  • Coordenador do IDEA (Programa de Estudos Avançados)
  • Coordenador do Programa Interdisciplinar de Pesquisa Humanística