Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1964), mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1967), doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e é Livre-Docente em Comunicação pela UFRJ. Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista pesquisador nível 1A do CNPq, colaborador do Observatório da Imprensa e diretor da Trajectos – Revista de Comunicação, Cultura e Educação (Lisboa/Portugal). Foi Presidente da Fundação Biblioteca Nacional de 2005 a 2011, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Possui cerca de 30 livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura.

Professor Emérito

Departamento: de Fundamentos da Comunicação

• Mídia e Mediações socioculturais
  • Comunicação e Cultura
  • Comunicação e Significação
  • Teoria da Comunicação

• Comunicação: a lógica da diversidade

Este projeto sucede uma longa pesquisa comunicacional sobre o fenômeno da educação (que resultou no livro Reinventando a educação -  diversidade, descolonização e redes, EditoraVozes, 2012), seguida de outra sobre a possibilidade de um metodologia comunicacional. Esta última expressão significa uma abordagem plural - cultural, cognitiva, pedagógica, tecnológica e econômica - sobre o objeto, que vai da diversidade cultural às tecnologias da comunicação. Em nossa perspectiva teórica, o caminho acadêmico da comunicação não se confina à pura descrição de processos tecnológicos nem ao ensino desses processos, pois inclui necessariamente a educação social para a mutação por eles desencadeada, o que implica um pensamento novo para a diversidade tecnológica e cultural. Mantemo-nos no interior de uma tradição crítica, representada, por exemplo, por Hannah Arendt: "Pode-se continuar a aprender até o fim da vida sem, no entanto, jamais se educar". Entendemos a advertência da pensadora como uma afirmação de que o processo educacional é algo maior do que a assimilação do conhecimento necessário à vida profissional. No caso da educação para a comunicação, o conhecimento demanda, ao lado de uma sistematização cognitiva, uma compreensão da diversidade cultural cada vez mais rica no contexto da globalização turbocapitalista para se obter uma perspectiva mais ampla e uma melhor avaliação do Outro. É uma mutação que incita ao diálogo das culturas: a escrita se obriga com a dialogar a oralidade e a sonoridade musical, que advêm tanto das classes populares quanto do audiovisual e do digital. Aquilo de que efetivamente se trata é promover a interface da tradição com o moderno. Para tanto, impõe-se a busca de uma lógica da diversidade, que pode partir da problemática (teoria e prática) historicamente sugerida pelo campo comunicacional.

• Media Systems in Flux: The Challenge of the BRICS Countries- BRICS and Media

This project is concerned with comparing media systems and journalism doctrines in the new coalition in global politics known as BRICS: Brazil, Russia, India, China and South Africa. This provides a challenge to conventional ways of approaching media systems and the role of journalism in society. The project examines, firstly, the theoretical concepts of a) media system b) role of media and journalists in democracies c) freedom and independence of media by placing the BRICS countries within a global context. Secondly, the project examines the empirical situation of a) citizen participation in and through media b) professional orientation of journalists c) education of journalists in the BRICS countries in a comparative context. Background with references is provided in the Research plan submitted to the Academy of Finland in September 2011. The Academy decided in May 2012 to accept the project for four years of funding, beginning in September 2012.

Áreas de interesse: Comunicação, Teoria da Comunicação, Educação, Cultura, Mídia.

Membro do corpo editorial