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Secretário: Pedro Barros

Horário de funcionamento:
Segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras: 8h às 15h

Telefone: 3938-5081

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 


 

Atribuições da Secretaria dos Departamentos

 

1. Montagem, tramitação e acompanhamento de processos relativos a:

a) Progressão e promoção funcional de docentes

Regidas pela Resolução Consuni 08/2014 (Veja AQUI), alterada no seu Artigo 65 pela Resolução 11/2014 (Veja AQUI)
Tabela de Pontuação para progressão/promoção aprovada pela Congregação da ECO (Boletim da UFRJ Nº 7, 12/2/2015, p. 23).

  • Instruções da CPPD para formação de processos de interesse docente (Clique AQUI)
    Obs: apesar do memorando da CPPD não listar a cópia do diploma do Doutorado, recomenda-se que este seja anexado ao processo, pois houve casos de devolução à ECO devido à ausência desse documento.

  • Informações da CPPD sobre progressões e promoções docentes (Clique AQUI)

Veja como organizar o Relatório de Atividades

 Portarias de Comissões de Avaliação 

Departamento de Expressão e Linguagens (DEL)

Departamento de Métodos e Áreas Conexas

 Departamento de Fundamentos da Comunicação

 

Site da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), setor da UFRJ para onde os processos de Progressão/Promoção e Estágio Probatório são enviados depois de avaliados e aprovados na Congregação. No caso de Promoção para Titular, é ainda necessário que o processo seja aprovado no Conselho de Centro. (Clique AQUI)

 

b) Estágio probatório

Regido pela Resoluções Consuni 01/2001 e 08/1995.

Veja como organizar o Relatório de Estágio Probatório

A avaliação de docente em estágio probatório também é regida pelas Resoluções Nº 01, de 1996 do CFCH e Nº 02 de 1989 do CONSUNI, segundo as quais o docente deverá ser avaliado em 6 grupos: 
  • Qualificação Acadêmica;
  • Concursos e Distinções;
  • Atividades de Ensino;
  • Atividades Administrativas;
  • Atividades de Pesquisa e Produção Científica,Tecnológica, Cultural e Artística, e; 
  • Atividades de Extensão.
 
Cada grupo deverá receber uma nota de 0 a 100, e vai ser multiplicada conforme a tabela de pesos da resolução nº 01/96, alcançando uma nota máxima de 10.000 pontos, sendo que o mínimo para que o docente seja aprovado é 7.000 pontos

 

Grupos

Notas

Peso

Pontuação Recebida

  1. Qualificação Acadêmica e Profissional               

 

x 5

 
  1. Concursos e Distinções                                                   

 

x 15

 
  1. Atividades Administrativas

 

x 25

 
  1. Atividades de Ensino

 

x 25

 
  1. Pesquisa, Produção Cientifica e Artística

 

x 25

 
  1. Atividades de Extensão

 

x 5

 

TOTAL

 

Departamento de Expressão e Linguagens (DEL)

 Departamento de Métodos e Áreas Conexas

 

 c) Afastamentos NO e DO país

Ver informações no site da Pró-Reitoria de Pessoal

 

d) Concursos (de professores efetivos e substitutos)

Os concursos de substitutos são regidos pelos seus respectivos editais e pela Resolução CEG 09/2015.
 

f) Todo e qualquer outro processo relativo às atividades dos Departamentos, como, por exemplo, processos de remuneração extra de docentes e servidores técnicos-administrativos por participação em banca de concursos ou outros casos previstos em lei

Compete à Secretaria dos Departamentos assessorar as comissões durante as atividades de avaliação de progressão funcional e de estágio probatório de docentes e de concursos para professores efetivos e substitutos, bem como controlar a saída e chegada de processos da Unidade e cuidar da coleta e verificação de assinaturas e checagem da documentação anexada aos mesmos. 

Aos chefes deve ser informado o retorno dos processos respectivos de seus Departamentos à Secretaria com pendências e/ou exigências, de modo que sejam sanadas no tempo mais rápido possível.

  

2.  Concursos

Todos os concursos para contratação de professores são atividades dos Departamentos e podem ser divididas em 3 etapas:

  • o pré-concurso;
  • o concurso propriamente dito;
  • e o pós-concurso.

As atividades do pré-concurso, como envio de documentos e contatos telefônicos/eletrônicos com o CEG para tratar de temas relativos às vagas, são consideradas parte da rotina dos Departamentos e, por isso, devem ser realizadas pelo(a)s servidore(a)s lotado(a)s no setor.

No caso do concurso, que permite remuneração extra pela participação nas atividades de inscrição, divulgação, assessoria à banca, fiscalização e gravação de provas, elaboração de atas, publicação de resultados etc., a escolha dos servidores será de competência do respectivo chefe do Departamento ao qual a vaga está relacionada. Também será responsabilidade das chefias a definição da carga horária de trabalho de cada servidor que atuar no concurso, para fins de pagamento.

As atividades do pós-concurso são relacionadas à contratação dos professores, através dos respectivos processos e contatos com o CEG.

   

3. Pedido de professores substitutos ao CEG

O pedido semestral ao CEG de vagas para professores substitutos enseja, a cada vez, o preenchimento de planilhas com dados relativos aos professores de cada Departamento e suas respectivas cargas horárias de aula e orientação, de modo a definir se os departamentos terão ou não direito a novas vagas. E ainda a montagem dos respectivos processos para a formalização do pedido dessas vagas junto ao CEG. 

Essas são também atividades ordinárias do setor e devem ser realizadas pel(o)s servidore(a)s da Secretaria, de posse das devidas informações providenciadas pelas respectivas chefias. 

Compete também à Secretaria o cumprimento dos prazos definidos no calendário do CEG para os pedidos de vagas, de modo que os Departamentos não sejam prejudicados em seus pleitos. E antes que os processos sejam enviados ao CEG, que estes sejam encaminhados aos chefes para uma conferência final.

   

4. Secretaria de reuniões e redação de atas

As reuniões ordinárias e extraordinárias dos Departamentos, bem como as do Conselho Departamental (Condep), demandam as atividades de secretária (convocação dos professores, preparação da sala, impressão dos pontos da pauta, da lista de presença e de outros materiais, gravação) e posterior redação (e correção, se necessário for) da ata.

 

 

 

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