Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Prazo máximo de integralização: 14 segmentos.

Duração recomendada: 8 segmentos.

Número mínimo de horas (CNE): 2700.

Duração em anos (CNE): Mínima:4 ... Máxima:7

Reconhecimento: Portaria 522 de 15/10/2013 publicado no Diário Oficial da União em 17/10/2013

Aprovação do Currículo: Processo 0205080152 de 08/05/2002 publicado no Boletim Interno da UFRJ em 08/05/2002

Observações: Como disciplina complementar poderá o aluno cursar disciplinas de outras unidades da UFRJ, desde que aprovadas pelo coordenador do curso. Para pleitear acesso ao ciclo profissional, em qualquer habilitação, o aluno deverá cumprir um mínimo de quinze disciplinas obrigatórias do ciclo básico e os dois laboratórios de comunicação (A e B). Quando atinge essas condições, é facultado ao aluno aguardar, para exercer o direito de escolha, até, no máximo, um período adicional cursando disciplinas faltantes ou outras complementares.

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO FLUXOGRAMA DAS DISCIPLINAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

 

 

Complementares de Habilitação

 

• Teorias do Jornalismo (ECS013)

O jornalismo como campo de conhecimento. Teoria e práxis jornalística. As principais abordagens teóricas dos estudos de jornalismo (teoria do espelho, gatekeeper, agendamento, newsmaking, espiral do silêncio, teoria marxista, construcionista, estruturalista, etc.): histórico, conceitos, fundamentos e críticas. Fato, acontecimento e notícia. Critérios de noticiabilidade: conceitos e aplicações. O jornalismo hoje e as perspectivas para o futuro. Desafios para o estudo do jornalismo contemporâneo.

Bibliografia:


Programa:

Clique AQUI

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 00

 

 

• Comunicação e Gerenciamento de Crise (ECS510)

Crise de imagem: o que é e como administrar? O papel estratégico da comunicação no gerenciamento de crises de imagem. Imagem e reputação. Gestão e comunicação corporativa. O plano de administração de crises e a cultura de prevenção e gestão de riscos. Comunicação de crise, relações com a mídia e relações em rede. A vigilância e o compartilhamento nas mídias sociais. Os desafios da internet.

Bibliografia:

 

Programa:

Clique AQUI

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 00

 

 

• Comunicação e Estatística (ECA245)

Conceitos e noções fundamentais. Séries estatísticas. Preparação de dados para análise estatística. Elaboração de tabelas e gráficos. Captação, organização e análise de dados sobre produtos e mercados. Aplicação de softwares estatísticos.

Bibliografia:

CASTRO, L.S. V. Pontos de estatística e exercícios. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1995.
FONSECA, J. S. Curso de estatística. São Paulo: Atlas, 1995. 
MILONE, G. , ANGELI, F. Estatística aplicada. São Paulo: Atlas, 1996. 
TOLEDO, G. L., OVALLE, I.I. Estatística básica. São Paulo: Atlas, 1997.


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 00

 

 

• Dicção e Interpretação Oral (ECA357) 

Prática de técnicas básicas de leitura e interpretação oral de textos variados (notícias para rádio e TV, reportagens, entrevistas, apresentações públicas, apresentação oral de livros, comentários).


Bibliografia:

BEUTTENMULLER, M. G. O despertar da comunicação vocal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1995.
CESAR, C. Como falar no rádio - prática de locução AM e FM. São Paulo: Ibrasa, 1990.
CESAR, C. Rádio, inspiração, transpiração e emoção. São Paulo: Ibrasa, 1992. 
TOMPAKOW, R. e WEIL, P. O corpo fala. Petrópolis: Vozes, 1985. 
SAMPAIO, M. Curso de locução dirigida para todas as profissões. Rio de Janeiro: Brasport, 1999.


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
1.0 00 30

 

 

• Marketing para rádio e TV (ECA370) 

Prática de técnicas básicas de leitura e interpretação oral de textos variados (notícias para rádio e TV, reportagens, entrevistas, apresentações públicas, apresentação oral de livros, comentários).

 

Bibliografia:

BEUTTENMULLER, M. G. O despertar da comunicação vocal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1995.
CESAR, C. Como falar no rádio - prática de locução AM e FM. São Paulo: Ibrasa, 1990.
CESAR, C. Rádio, inspiração, transpiração e emoção. São Paulo: Ibrasa, 1992. 
TOMPAKOW, R. e WEIL, P. O corpo fala. Petrópolis: Vozes, 1985. 
SAMPAIO, M. Curso de locução dirigida para todas as profissões. Rio de Janeiro: Brasport, 1999.

 

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0
Pré-requisito: ECA230 - Comunicação e marketing

 

 

• Assessoria de Comunicação (ECA373)

Divulgação como ferramenta de Comunicação de Marketing. Planejamento de Comunicação adequado aos objetivos da organização. Imagem pública. Comunicação interna nas organizações. Lobby e relações políticas. Relações comunitárias.

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 15 15

 

 

• Sistemas Internacionais de Informação (ECA470)



Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

 

• Gestão Organiz P/ Comunicação (ECA486)

Teorias de organização e de administração. Princípios e funções organizacionais. O ambiente sócio-organizacional, modelos e cenários. Organização inovadora. Planejamento e implementação de plano de ação administrativa. Tecnologia de informação gerencial. Comportamento organizacional.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

 

• Administração de Redação (ECA500)

Planejamento de cobertura. Viabilização comercial e financeira dos processos de reportagem. Escalas e rotinas de trabalho em redações. Publishing e formação jornalística.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

 

• Marketing para Jornalismo (ECA500)

Noções de pesquisas de marketing e de audiência. Comportamento do leitor. Análise da concorrência. Segmentação. Posicionamento. Composto de marketing, circulação da mídia impressa e veiculação em mídia eletrônica e digital. Comercialização dos produtos de mídia impressa.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0
Pré-requisito: ECA230 - Comunicação e Marketing

 

 

• Métodos Quantitativos em Jornalismo (ECA502)

Uso de métodos quantitativos no trabalho de reportagem. Estatística e notícia. Números em fontes de informação. Planilhas e bancos de dados.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

 

• Pesquisa para TV e Video (ECF228)

A pesquisa (texto e imagem) como um dos elementos fundamentais da moderna televisao brasileira - no telejornalismo, na teledramaturgia e na linha de shows.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Jornal e Pesquisa (ECF350)

Definicao de uma metodologia da pesquisa. Estudo do caso e observacao participante. Os instrumentos de pesquisa. O jornal como documento de uma epoca. Jornal e pesquisa.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
1.0 0 30

 

 

• Jornalismo Economico (ECL001)


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Cinema Documentário (ECL009)

A construção do real na tradição do cinema documentário. Relações do documentário com o cinema de ficção. O documentário contemporâneo no cinema e na televisão. Diferentes tipos de montagem / edição e suas origens cinematográficas. O documentário e a informção na televisão.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

 

• Fotojornalismo II (ECL010)

Arte e fotojornalismo. Fotos jornalísticos não noticiosas. Fotojornalismo e internet. Equipamentos digitais.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30
Pré-requisito: ECL240 - Fotojornalismo I

 

 

• Jornalismo Gráfico II (ECL011)

Projetos gráficos experimentais em jornalismo. Infográficos. comunicação visual para Internert.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30
Pré-requisito: ECL389 - Jornalismo Gráfico I

 

 

• Criação Radiofônica (ECL255)

Formas e possibilidades expressivas da linguagem sonora. O rádio como arte do tempo. A linguagem escrita e a linguagem falada. Valores e características do meio rádio. Estrutura do texto radiofônico. Prática de redação, improviso e interpretação.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Radiojornalismo II (ECL500)

Novas abordagens do jornalismo no rádio. Radiojornalismo experimental. Estilos radiofônicos. Rádio e internet.


Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30
Pré-requisito: ECL384 - Radiojornalismo I

 

 

Topo