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Prazo máximo de integralização: 14 segmentos.

Duração recomendada: 8 segmentos.

Número mínimo de horas (CNE): 2700.

Duração em anos (CNE): Mínima:4 ... Máxima:7

Reconhecimento: Portaria 2957 de 23/10/2003 publicado no Diário Oficial da União em 23/10/2003

Aprovação do Currículo: Processo 0324669419 de 13/03/2002 publicado no Boletim Interno da UFRJ em 13/03/2002

Observações: O CONSUNI aprovou a criação do Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Direção Teatral em 23/01/2003 (proc. 23079. 032466/94-19).

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO FLUXOGRAMA DAS DISCIPLINAS DE DIREÇÃO TEATRAL

 

 

Obrigatórias

 

1º Período

• Comunicação e Artes (ECS113)

Fundamentos de Estética e conceito de Arte. As artes plásticas como comunicação e seu relacionamento com as outras formas de expressão artística. O contexto histórico da criação artística. Gêneros e estilos da História das Artes.

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 00

 

 

• Psicologia I CB (IPG111)

Definição da psicologia. Domínios de investigação. A abordagem e-r e e-o-r. A abordagem gestaltista. A abordagem cognitivista. A abordagem etológica. A abordagem psicanalítica. As relações da psicologia com outros campos da investigação.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 45 00

 

 

• Fund de Expr e Com Cenicas I (ECL111)

Consciência corporal: postura, alinhamento, equilíbrio-desequilíbrio, tonicidade muscular, locomoção. Interação.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

•Historia do Espetáculo I (ECS111)

As origens do teatro ocidental. Os teatros grego e romano. Esquilo, Sófocles, Eurípedes, Aristófanes e Menandro. Plutão e Terêncio. Teatro medieval. Textos anônimos, mistérios e farsas.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

•Filosofia I (FCF110)

Introdução à filosofia desde um ponto de vista temático. 

Bibliografia:

 ABBAGNANO, N. História da Filosofia. Tomos I-II.

 ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1997.

 BORHEIM, Gerd. Os Filósofos Pré-Socráticos. São Paulo: Cultrix, 1985.

 CHATELET, François. História da Filosofia. [Tomos I-X . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

 JÄGER, Werner. PAIDEA. A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

 KIRK, & RAVEN. Os Filósofos Pré-Socráticos.Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1982.

 MARCONDES, D. Iniciação à história da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

 NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

 A filosofia na época trágica dos gregos. São Paulo: Elfos, 2000. REALE, Giovanni. História da Filosofia. [ Tomos I-V ]. São Paulo: Paulus, 1990.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 0

 

•Dramaturgia I (LEL112)

Estudo das obras da tragedia e da comedia gregas. Estudo da comedia e da tragedia Seneca.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

• Língua Portuguesa I (LEV110)

Produção e analise de textos em língua portuguesa. O vocabulário, a frase e o texto. A gramatica da frase e a do texto. A correção gramatical.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 30

 

  Expr Dram Populares do Brasil (MUT114)

As danças dramáticas do folclore brasileiro. As potencialidades dramáticas do carnaval brasileiro. As potencialidades dramáticas dos rituais afro-brasileiros.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 1º período
Nome Créditos
Total de créditos (1º período)
23.0

 

 

2º Período

 

• Direção I (ECA120)

As funções do diretor e o seu relacionamento com a equipe. Analise e interpretação do texto teatral para fins de encenação. O processo de concepção e realização teatral. Tipos de ensaio.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
5.0 45 45

 

 • Fund de Expr e Com Cenicas I (ECL111)


Consciência corporal: postura, alinhamento, equilíbrio-desequilíbrio, tonicidade muscular, locomoção. Interação.

Bibliografia:

Programa:

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30
Pré-requisito: ECL 111 (P)

 

 

• Historia do Espetáculo II (ECS126)

Teatro renascentista italiano: Maquiavel e comédia dell'arte. Teatro barroco jesuítico. O nascimento do teatro em língua portuguesa: Gil Vicente, Anchieta e os momos. O século de Ouro espanhol: Cervantes, Lope de Vega, Calderón de la Barca. O teatro elisabetano: Shakespeare.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 00
Pré-requisito: ECL 111 (P)

 

• Filosofia II (FCF111)

Introdução à filosofia desde um ponto de vista histórico.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 00

 

• Teoria do Drama I (LEL122)

As propostas de Platão e o teatro. A Poética de Aristóteles. A Arte Poética de Horácio.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 00

 

• Historia do Espetáculo II (ECS126)

Análise e produção de textos em língua portuguesa.Tipologia textual. Problemas de coesão, coerência e argumentação. A correção gramatical.
Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30
Pré-requisito:  LEV110 (P) LEV110 = LEV121

 

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 2º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Acadêmicas de Livre Escolha 2.0 30 00
Total de créditos (2º período) 21.0

 

 

 

3º Período

 

• Direção II (ECA231)

Visualização da encenação: planta baixa, definição das áreas de atuação, composição cênica, marcação. Manipulação dos elementos de cenografia, indumentária, adereços, efeitos de som, luz e maquiagem.

Bibliografia:


Programa:

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
5.0 45 45
Pré-requisito: ECA 120

 

 

• Espetáculo: o ator I (ECL233)

Funcionamento sistêmico das capacidades orgânicas, criadoras e comunicacionais do ator. A relação ontológica jogo/obra de arte. Conceitos através de jogos: da questão a experiencia. Ator-jogador, espectador-jogador e o inventor de jogos.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
5.0 45 45

 

 

• Poéticas do Espetáculo I (ECS234)

Wagner e a "obra de arte total". O surgimento da figura do encenador. A estética realista-naturalista: o duque de Saxe-Meiningen, Andre Antoine, Stanislavski.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

• Historia do Espetáculo III (ECS235)

O teatro classicista francês: Racine, Corneille, Moliere. O teatro do seculo XVIII na Europa: Diderot, Beaumarchais. O seculo XVIII no brasil. O romantismo europeu. Kleist e o ator-marionete. O romantismo brasileiro: tragedia e comedia.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 3º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas (Grupo I) 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo II) 2.0 30 00
Total de créditos (3º período) 18.0

 

 

 

4º Período

 

• Direção III (ECA248)

A encenação previamente planejada e a encenação fruto de um laboratório de improvisação com atores. Os diferentes tipo de espaço teatral: palco italiano, arena de três lados, arena completa, organização não-convencional de palco/platéia.

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
5.0 45 45
Pré-requisito: ECA 231

 

 

•Elementos de Linguagem Musical (ECA247)

Noções básicas de teoria musical. Compasso, andamentos ritmo. Musica popular e musica erudita. Gêneros e estilos em musica. Efeitos expressivos em musica. Musica e sonoplastia. Musica como expressão do momento histórico.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 0

 

 

• Espetáculo: o ator II (ECA484)

Conhecer e habitar o palco: corpo cênico, existência cênica. A dança da improvisação. Dramaturgia do ator. Representar, interpretar e atuar: reflexão sobre o conceito de mimeses. O ator através da historia do teatro.

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
5.0 45 45
Pré-requisitos: ECL 233

 

 

• Poéticas do Espetáculo II (ECS244)

A estética teatral simbolista. O teatro expressionista. O teatro reteatralizado: Appia. Craig. O "Cartel" francês. Surrealismo.

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 00
Pré-Requisito: ECS 234

 

• Historia do Espetáculo IV (ECS245)

O realismo e o naturalismo. Zola, Ibsen, Tchekov, Strindberg. Machado de Assis, Artur Azevedo e equipe. As teorias e sua influencia nos textos. O realismo americano. O teatro oriental. Brecht e o teatro épico.

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 00
Pré-Requisito: ECS 111

 

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 4º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Acadêmicas (Grupo I) 2.0 30 00
Atividades Acadêmicas Optativas (Grupo II) 2.0 30 00
Total de créditos (4º período) 22.0

 

 

 

5º Período

 

• Direção IV (ECA372)

Dirigindo o ator: a relação ator-diretor, distribuição de papeis, orientação, estimulo, avaliação; improvisação como instrumento auxiliar na construção do personagem, exercícios destinados a resolver problemas específicos do ator.

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
5.0 45 45
Pré-requisitos ECA248 (P)

 

 

• Dicção e Interpretação Oral (ECA357)

Prática de técnicas básicas de leitura e interpretação oral de textos variados (notícias para rádio e TV, reportagens, entrevistas, apresentações públicas, apresentação oral de livros, comentários).

Bibliografia:


Programa:

Clique AQUI

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
1.0 00 30

 

 

• Comunicação e Cenografia (ECA475)

O espaço cênico como instrumento de comunicação. A linguagem da cenografia. Leitura e avaliação de um projeto cenográfico. Concepção e planejamento de cenários. A relação entre cenografia, o figurino e a iluminação.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

 

• Espetáculo: o ator III (ECL373)

Criação do personagem. Monologo e dialogo. Ação verbal. Contracenação. A dança do personagem. Relações: ator-diretor-dramaturgo-espectador-personagem. O ator de teatro: especificidades.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
5.0 45 45
  Pré-requisitos: ECL248 (P)

 

• Poéticas do Espetáculo III (ECS350)

Meyerhold, o futurismo, o construtivismo. O teatro épico: Piscator e Brecht.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0
  Pré-requisitos: ECS234 (P)

 

• Historia do Espetáculo V (ECS351)

O pré-modernismo e o modernismo brasileiros. A semana de 22 e a vanguarda européia: Mário e Oswald de Andrade. O teatro na segunda metade do século XX. Teatro brasileiro: Nélson Rodrigues, as contribuições do nordeste, TBC, Arena, Oficina, Opinião e demais tendências. Teatro brasileiro atual.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0
  Pré-requisitos: ECS111 (P)

 

• Dramaturgia VII (LEL271)


A dramaturgia brasileira: o teatro de catequese, tentativas esparsas nos seculos XVI e XVII. O encontro da nacionalidade no teatro romântico. A comedia de costumes nos seculos XIX e XX. Nelson Rodrigues e os dramaturgos contemporâneos.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0
  Pré-requisitos: LEL112 (P)

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 5º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Acadêmicas de Livre Escolha 4.0 60 0
Total de créditos (5º período)

21.0

 

6º Período

• Caracterização Teatral (BAU411)

Estudo da caracterização teatral e sua aplicação às Artes Cênicas. Ensino de técnicas e criação de projeto para caracterização teatral.

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 15 30

 

 

• Legislação e Produção Teatral (ECA360)

Ética profissional. Legislação teatral. Direitos autorais. Processo de produção. Organização e administração teatral.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 15 15

 

 

• Iluminação Cênica I (ECA363)

História da iluminação cênica. Natureza da luz. Princípios de iluminação: posição da fonte, intensidade e cor. Teoria da cor. Equipamentos. Eletricidade e segurança.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 15 15

 

 

• Direção V (ECA369)

Direção de diferentes gêneros e estilos dramáticos: drama histórico, tragedia, comedia, farsa, melodrama; drama realista, simbolista, expressionista, épico, absurdo; peca de época; peca contemporânea; monologo; musical.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
5.0 45 45
Pré-Requisitos: ECA 372

 

• Espetáculo: o ator IV (ECL377)

Direção do ator. A parcela diretor do ator e a porcão ator do encenador: personagem como síntese. Ato criativo conjunto: da soma a multiplicação. Aprendizado continuo do ator: superação dos métodos. Cena aberta: como e por que teatro hoje?

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
5.0 45 45
Pré-Requisitos:  ECL373 (P)

 

• Poéticas do Espetáculo IV (ECS361)

O teatro pobre de Jerszy Grotowski. O teatro antropológico de Eugenio Narba. Peter Brook e Tadeus Kantor; uma redefinição da encenação européia. Tendências do espetáculo contemporâneo (EUA, Europa, Brasil).

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0
Pré-Requisitos: ECS234 (P)

 

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 6º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Acadêmicas de Livre Escolha 2.0 30 0
Total de créditos (6º período)
20.0

 

7º Período

• Direção VI (ECA487)

Montagem de uma peca completa de curta duracao. O processo de ensaio em suas diferentes etapas.

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
5.0 45 45
Pré-requisitos ECA369 (P)

 

 

• Ética no Teatro (ECA479)

Os preconceitos e distorções da visão do ator ao longo da historia. A ética do homem de teatro na visão dos principais encenadores. A postura do homem de teatro nos dias atuais.

Bibliografia:


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

 

• Iluminação Cênica II (ECA480)

Projeto iluminação teatral. Plantas e roteiros de luz. Montagem e operação de um projeto de iluminação cênica.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 15 15
Pré-Requisitos: ECA 363 (P)

 

 

• Projeto de Encenação (ECA485)

Formulação de um projeto de encenação. Estudo do texto e/ou definição da proposta de encenação. Planejamento das etapas de ensaio. Relatório final. Avaliação.

Bibliografia:


Programa:

Clique AQUI

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 15 15
  Pré-requisitos: ECA 369 (P)

 

• Poéticas do Espetáculo V (ECS471)


O teatro nos meios de comunicação de massa: cinema, radioteatro e teleteatro. A especificidade do teatro artesanal na era da reprodutibilidade técnica.


Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0
  Pré-requisitos: ECS234 (P)

 

• Edição de Trilha Sonora (ECL376)

Sincronismo imagem-ruído-fala-música. Música incidental e integração da música no espetáculo audiovisual. Funções da música no acompanhamento do espetáculo cênico. Aplicabilidade de cores sonoras que caracterizam e ressaltam o "som da cena".

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 15 45

 

• Comunicação, Vestuário e Moda (LEL271)


Estudo e pesquisa da evolução do traje. Os fundamentos da indumentária para os diversos tipos de espetáculo. A forma, a cor, texturas e materiais apropriados para a confecção de um figurino.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 0

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 7º período
Nome Créditos
Total de créditos (7º período)
18.0

 

8º Período

• Projeto Experimental em Teatro (ECAY05)

Encenação de espetáculo teatral completo, acompanhado de projeto inicial e relatório final da avaliação.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
10.0 300  
Requisitos: ECA487

 

 

Optativas

 

• Teoria do Drama V (LEL235)

A teoria do teatro no século XX: Inglaterra (Yeats, Esslin), Itália (Pirandello), França (Artaud, Ionesco), Alemanha (Brecht) e Estados Unidos (Wilder, Miller e Bentley).


Bibliografia:

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1984.
BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
CAVALIERI, Arlete. O inspetor geral de Gógol/Meyerhold. São Paulo: Perspectiva, 1996.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do tetro: provocação e dialogismo. 3ª ed. São Paulo:Hucitec, 2011.
FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: FAPESP/Perspectiva, 2010.
LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: CosacNaify, 2007. 
MEIERHOLD, V. Sobre o teatro. In THAIS, Maria. Na cena do Dr. Dapertutto – Poética e pedagogia em V. Meierhold 1911-1916. São Paulo: FAPESP/Perspectiva, 2009.
PICON-VALLIN, Béatrice. A arte do teatro entre tradição e vanguarda – Meyerhold e a cena contemporânea.(Org Fátima Saadi). Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto/Letra e Imagem, 2006.


Programa:

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Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 00
Pré-Requisito: LEL122 - Teoria do Drama I

 

 

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