Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Durante os seus anos de UFRJ, vocês ouvirão muito das diversas lutas travadas na nossa universidade. Pois bem: a batalha pela Carteirinha Estudantil talvez seja a primeira que vocês enfrentarão.

 

Existe uma seção no próprio site da ECO que explica direitinho as medidas mais importantes que você deve seguir para ficar mais perto da sua Carteirinha (Dúvidas > Carteirinha Estudantil). Há casos em que a Carteirinha chega tão rápido que o aluno se pergunta se toda essa história de “luta” e “sacrifício” não passa de uma lenda dos veteranos. Em outros casos, a Carteirinha demora tanto que o sujeito se imagina com uma nuvem negra rondando sua cabeça.

 

Acreditem, calouros: seguir os procedimentos direitinho ajuda muito na chegada da sua Carteirinha. Se você achou fácil, provavelmente já está cumprindo os procedimentos sem se dar conta. Se você está achando complicado, talvez tenha esquecido de algo. Vale a pena relembrar, portanto:

 

1. As fotos devem obedecer a um padrão. Se você não foi fotografado no dia da sua matrícula, procure entrar no SIGA o mais cedo possível, acessar a seção “Meus dados pessoais” e, no campo determinado, acrescentar uma foto com “fundo neutro” (ou seja: branco), que capte dos seus ombros até o topo da sua face, em posição frontal.

 

2. Quaisquer alterações ou acréscimos que você realizar nos seus dados apenas serão confirmados quando você clicar em “Alterar”, na parte de baixo da tela.

 

3. Homens: às vezes, é necessário acrescentar informações do seu Certificado de Reservista para garantir o fornecimento da Carteirinha. Se você ainda não tiver o Certificado, pode utilizar o número da sua CAM, desde que especifique o uso deste documento, como mostra a imagem abaixo:

 

 

4. Se o campo “Data Emissão” referente à Identidade estiver em branco, procure a DRE imediatamente.

 

 

Topo