Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

É o sistema acadêmico adotado pela UFRJ que flexibiliza o cumprimento do currículo e proporciona a interdisciplinaridade entre cursos. O crédito é uma espécie de valor atribuído a cada disciplina. Para cada período, você deve cumprir um número mínimo de 6 créditos e máximo de 32 créditos. Ao fim do seu curso superior, há também um número de créditos mínimos exigidos para a retirada do diploma.

 

No sistema de créditos, é oferecida uma série de disciplinas, que podem ser distribuídas entre os períodos conforme a preferência do aluno, respeitados a periodização recomendada, os requisitos e os horários em que elas são ministradas. Vale ressaltar que há uma grade curricular recomendada que, quando seguida, dá prioridade na inscrição em disciplinas.

 

É necessário que você curse e seja aprovado num conjunto de disciplinas que compõem o currículo, classificadas, quanto ao seu cumprimento e ao seu método de escolha, em:

 

1. Disciplinas obrigatórias: aquelas nas quais você tem que obter aprovação para receber o grau e o diploma.

2. Disciplinas complementares, discriminadas em:

2.1. Disciplinas de escolha condicionada: aquelas discriminadas no currículo nominalmente, dentre as quais você terá, necessariamente, que escolher alguma ou algumas para completar determinado número de créditos, podendo o currículo estabelecer condições limitadoras de escolha;

2.2. Disciplinas de escolha restrita: aquelas integrantes de um conjunto caracterizado genericamente pela área de conhecimento a que pertencem as disciplinas, consignadas no currículo, e dentre as quais você terá que escolher alguma ou algumas, para completar determinado número de créditos;

2.3. Disciplinas de livre escolha: todas as disciplinas da Universidade não integrantes no currículo como obrigatórias, dentre as quais você terá que escolher alguma ou algumas, para completar determinado número de créditos, sem outra limitação à possibilidade de escolha, além dos cumprimentos dos requisitos da disciplina.



3. Requisitos curriculares complementares (RCS): quaisquer atividades didáticas cujas características não correspondam as de uma disciplina e que sejam exigidas para que você receba o grau e o diploma. Exemplos: monografias, projetos etc.

 

Topo