Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Como já dito neste Manual, você deverá cursar pelo menos dois laboratórios para conseguir o direito de entrar no Ciclo Profissional. Por mais que, com essa definição, os Laboratórios pareçam disciplinas obrigatórias cuja inscrição segue o mesmo esquema das outras matérias, a prática é diferente. A começar pelo fato de que as inscrições para Laboratórios são realizadas em outro sistema: sai de campo o SIGA, entra o SiECO (Sistema de Distribuição de Vagas em Laboratórios da ECO). Você pode acessar o SiECO pelo endereço http://sieco.tic.ufrj.br.

Existe um período específico para a inscrição nos Laboratórios, geralmente após os períodos de inscrição em disciplinas. Fique ligado que, pelos Laboratórios serem uma particularidade da ECO, esse período específico para eles não é determinado no Calendário Acadêmico. Seu coordenador será o responsável por comunicar a abertura deste processo.

 

Basicamente, você deverá incluir alguns dados pessoais (incluindo a informação se você deseja fazer um ou dois laboratórios no período em questão) e determinar uma lista de dez Laboratórios que você gostaria de cursar, em ordem decrescente de prioridade (ou seja, a primeira opção é que a você morreria para conseguir vaga; a décima você incluiu para tapar buraco). É necessário determinar dez opções e depois enviar o seu BNO para o email especificado. Para mais informações, basta acessar a própria página do SiECO, lá está tudo bem explicadinho.

 

Só é importante ressaltar que os horários e até mesmo a oferta de laboratórios podem variar bastante de semestre para semestre. Moral da história: não baseie seu planejamento do próximo semestre na busca por um Laboratório com base na listagem deste período, porque corre o risco de mudar tudo e seu planejamento ir para o espaço. Se você deseja muito fazer um Laboratório, tente vaga nele agora. Caso o horário entre em conflito com suas disciplinas obrigatórias, lembre-se que sempre há a possibilidade – ainda que seja mais difícil, por questões prioritárias – de fazer mais de dois Laboratórios, inclusive após a conclusão do Ciclo Básico.

 

A preferência pela entrada em laboratórios é destinada aos alunos do terceiro e do segundo período. Entre estes, o critério de desempate é o CR mais alto.

 

 

Topo