O Ciec (Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ convida para a palestra Antropologia digital e o Museu de Favela, com a professora da ECO/UFRJ Monica Machado, no dia 23/09/2016, às15h, na SC-2 sala do contêiner no Campus da Praia vermelha.

A conferência busca refletir sobre a discussão teórica da antropologia digital, compreendida na Inglaterra como sub-disciplina da Antropologia por Miller e Horst (2013) e analisa o ativismo digital como um sistema de mediação cultural e em conexão com as experiências precedentes. Tal noção está sob o guarda-chuva conceitual do Departamento de Material Culture da University College London.

Este projeto de Pós Doutorado procurou articular as relações entre o legado e o capital cultural do Museu de Favela do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, o conceito de museologia social, as ”memórias mediadas” (Van Dijcks, 2007) e a criação de plataformas digitais como modo de partilha das trocas sociais do Museu.

Monica Machado é doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, pós-doutora em Antropologia na University College London- UK, sob supervisão do Prof. Daniel Miller.

A ECO fica na Av. Pasteur, 250 – Campus Praia Vermelha da UFRJ.

Núcleo de Imprensa