O Rizoma Verde, projeto de extensão e grupo de pesquisa coordenados pelo prof. Fred Tavares, continua sua jornada e apresenta novas pistas, inquietações e reflexões agora sobre o campo das práticas de responsabilidade socioambiental à luz da sociedade de consumo, através de diferentes olhares e percursos como da academia, das empresas e do terceiro setor.

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, workshops e mesas redondas serão feitos de 16h30 às 21h no Auditório Pedro Calmon no campus da Praia Vermelha - UFRJ.

O evento RIZOMA VERDE III – CALEIDOSCÓPIO DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL – conta com a participação de professores, gestores e profissionais do terceiro setor no debate de temas que dialogam com essa aérea de conhecimento, apresentando provocações, aproximações e controvérsias dos casos de Responsabilidade Socioambiental no cenário da temática sustentabilidade.

Além das mesas propostas, o grupo de pesquisa Rizoma Verde, do programa EICOS - Instituto de Psicologia e da Escola de Comunicação/UFRJ, integrado por alunos de graduação e pós-graduação, traz ainda pesquisas em nível de mestrado e doutorado sobre assuntos como RESPONSABILIDADE SOCIAL COMPARTILHADA, NEGÓCIOS SOCIAIS e NATUREZA LÍQUIDA com discussões a serem debatidas no seminário.

PROGRAMAÇÃO:

Workshops - 16h30min às 17h30min
8/11 - Denise Rugani Töpke – Responsabilidade Social Compartilhada: um olhar crítico sobre a Responsabilidade Social Empresarial na mídia
9/11 - Flávio Vaz Saldanha - Negócios Sociais e seus impactos na Sociedade de Consumo
10/11 - Giselle Torres - Natureza Líquida: refletindo sobre as modelagens marcárias verdes

Mesas Redondas - 18h às 21h
08/11/2016 – terça-feira: Tensões, fluxos e contrafluxos da Responsabilidade Socioambiental Empresarial: algumas aporias filosóficas.
Marta Irving - EICOS/UFRJ – moderadora
Cid Alledi Filho - UFF
Marcio Borges – PPGDT/UFRRJ
Dalia Maimon - IE/UFRJ
Renato Bittencourt (FACC/UFRJ)
09/11/2016 – quarta-feira: Refletindo a Responsabilidade Socioambiental do empresariado brasileiro.
Renato Möller- Fundação CESGRANRIO - moderador
Carla Castelo Branco – Eletrobrás
Mariana Kohler - Instituto Invepar
Flávio Vaz Saldanha - Randstad
10/11/2016 – quinta-feira: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial na ótica do Terceiro Setor.
Marie de Beyssac - EICOS/UFRJ– moderadora
Monica Machado – ECO - EICOS/UFRJ
Paulo Haus - Funperj - Federação de Fundações e Associações do Rio de Janeiro
Maria Cristina Salomão – Professora e Consultora de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor