Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

A inscrição deve ser feita através do envio de um TEXTO para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de 27 de março a 3 de abril (até 23h59min). Veja mais detalhes.

 

A inscrição deve ser feita através do envio de um TEXTO para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de 27 de março a 3 de abril (até 23h59min).

 

 

 

  • - 1 vagas COM bolsa
  • - 2 vagas SEM bolsa

 

 

Pré-requisitos para aceitação da inscrição

1. Estar matriculado(a) do 1º ao 4º período, informando no texto:

  • Nome completo
  • Período
  • DRE

 

Obs: É fundamental, antes da inscrição, a leitura do Manual de Orientações Básicas do PET (clique AQUI para baixar), para conhecimentos dos direitos e deveres do(a) petiano(a). Vale a pena destacar, entre outros requisitos, que o(a) aluno(a) precisa "ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa" (item 1.1.4., p. 19).
É recomendável também ler os critérios de desligamento do(a) bolsista (p. 20-21).

 

2. Apresentação de um TEXTO dissertativo-argumentativo baseado nas ideias de Manuel Castells desenvolvidas no livro Comunicación y Poder, cuja página a ser lida pode ser encontrada AQUI

A partir das questões levantadas pelo sociólogo espanhol, o(a) candidato(a) deve desenvolver um texto dissertativo com suas próprias palavras, ou seja, sem copiar literalmente o autor. As ideias de outros autores que dialoguem com Castells nestas questões também podem ser usadas, desde que, no texto, sejam identificadas as fontes bibliográficas (sobrenome do autor, ano, página - se for livro - ou link do site onde o texto se encontra).

Caso algum trecho dos autores venha a ser citado literalmente, este deve ser colocado entre aspas e seguido, entre parenteses, do sobrenome do autor e a página (ou link) de onde foi retirado.

O texto deve ter entre 2.500 e 5000 caracteres (com espaços), já incluídos título e nome do autor e não pode ser redigido na forma de lista.

Serão levados em consideração a ortografia (concordâncias verbal e nominal, pontuação, acentuação etc.) e a capacidade argumentativa em relação às ideias e conceitos apresentados por Castells (e outros autores usados). Identificada qualquer cópia literal de qualquer texto (de livro ou internet), o(a) candidato(a) será eliminado(a).

Obs: Obs: No assunto do e-mail, incluir o título "Processo Seletivo 2018-1" seguido do nome do(a) candidato(a). 

 

3. Leitura do texto “A Retórica da Imagem”, de Roland Barthes, para a entrevista pessoal.

Clique AQUI para baixar o texto

 O anúncio da marca Panzani citado no texto pode ser encontrado AQUI

 


 

Etapas do processo seletivo

  • • Envio do TEXTO dissertativo-argumentativo (que será tomado como inscrição no processo seletivo) - 27 de março a 3 de abril (até 23h59min)
  • • Divulgação dos aprovados na primeira etapa - até 5 de abril / quinta-feira
  • • Entrevistas pessoais baseadas no TEXTO escrito pelo(a) candidato(a) e no texto de Roland Barthes indicado para leitura (cada entrevista, individual, deve durar no máximo 15 minutos) - 9 de abril / segunda-feira (a partir de 11h, de acordo com a ordem de classificação dos aprovados na primeira etapa)
  • • Divulgação do resultado final, com a ocupação da vaga com bolsa e das vagas sem bolsa - 10 de abril / terça-feira

 

 

Núcleo de Imprensa

Topo