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Prazo máximo de integralização: 14 segmentos.

Duração recomendada: 8 segmentos.

Número mínimo de horas (CNE): 2700.

Duração em anos (CNE): Mínima:4 ... Máxima:7

Reconhecimento: Portaria Portaria 707 de 18/12/2013 publicado no Diário Oficial da União em 19/12/2013.

Aprovação do Currículo: Processo 0205080152, de 08/05/2002, publicado no Boletim Interno da UFRJ em 08/05/2002.

Observações: Como disciplina complementar podera o aluno cursar disciplinas de outras unidades da UFRJ, desde que aprovadas pelo coordenador do curso. O CONDEP, na reunião de 18/11/2010, aprovou a reorganização das disciplinas do 4º, do 5º e do 6º períodos. Importante salientar que a disciplina ECA251 deixou de ser optativa para ser obrigatória (5º período) e a disciplina ECL385 (5º período) deixou de ser obrigatória. Para pleitear acesso ao ciclo profissional, em qualquer habilitação, o aluno deverá cumprir um mínimo de quinze disciplinas obrigatórias do ciclo básico e os dois laboratórios de comunicação (A e B). Quando atinge essas condições, é facultado ao aluno aguardar, para exercer o direito de escolha, até, no máximo, um período adicional cursando disciplinas faltantes ou outras complementares.

 

 

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Obrigatórias

 

4º Período

• Pesquisa Merc Opinião Publica (ECA254)

Pesquisa de mercado; tipos, técnicas e métodos. Amostragem. Planejamento da pesquisa, coleta, organização, análise e interpretação de dados. Conceituação de público e de opinião pública. Natureza, formação e conteúdo da opinião pública.

Bibliografia:
AAKER, David A. KUMAR, V. DAY, George S. Pesquisa de mercado. S. Paulo: Atlas, 2001.
BOYD JR, Harper, WESTFALL, Ralf. Pesquisa mercadológica. Rio de Janeiro: FGV, 1993.
LANE, Robert E. A opinião pública. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
POYARES, Walter. Imagem pública. São Paulo: Globo, 1998.
SAMARA, Beatriz Santos. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Makron Books, 1997.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 00

 

 

• Marketing para Publicidade e Propaganda (ECA257)

Fundamentos, teoria e prática do marketing com ênfase no comportamento do consumidor e nas funções de comunicação e seus efeitos. Composto mercadológico e suas potencialidades. Plano de ação mercadológica.

Bibliografia:
AMBROSIO, Vicente. Plano de marketing passo a passo. Rio de janeiro: Reichman & Affonso, 1999.
BOONE, Louis E. KURTZ, David L. Marketing contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
NICKELS, W., WOOD, M. Marketing: relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
SOUZA, F. A. Madia. Marketing pleno. São Paulo: Makron Books, 1999.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 00
Requisitos: ECA230

 

 

• Redação Publicitária I (ECL254)

Estudo das técnicas de redação de propaganda em diferentes meios: impresso, eletrônico, cinematográfico, radiofônico, etc.. O texto publicitário nas diferentes mídias. Evolução histórica, peças notáveis. Fases e estilos. Principais expressões brasileiras. Briefing publicitário e redação do anúncio. O anúncio como uma solução possível do problema mercadológico.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Direção Arte em Publicidade e Propaganda I (ECL393)

Uso de comunicação visual na elaboração de trabalhos para atingir os objetivos do planejamento publicitário. Conceitos criativos, temas de campanhas e direção de arte.

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 4º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas de Livre Escolha 4.0 60 0
Atividades Academicas Optativas (Grupo Habilitação) 2.0 30 0
Atividades Academicas Optativas (Grupo Teoria) 4.0 60 0
Total de créditos (4º período)
24.0

 

 

 

 

5º Período

 

• Planejamento de Campanhas (ECA251)

Estudo dos fundamentos teóricos do planejamento de comunicação e propaganda e suas principais técnicas de elaboração e execução.

Bibliografia:
CESAR, C. Como falar no rádio - prática de locução AM e FM. São Paulo: Ibrasa, 1990.
PRADO, E. Estrutura da informação radiofônica. São Paulo: Summus, 1989.
CHANTLER, P. e HARRIS, S. Radiojornalismo. São Paulo: Summus, 1992.
PORCHAT, M.E. Manual de radiojornalismo (Jovem Pan). São Paulo: Atica. 1990.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Comp Consum e Segmentação (ECA252)

Estudo do mercado consumidor, modelos do comportamento do consumidor e fatores influenciadores. Decisão de compra e adoção de novos produtos. Bases para segmentação dos mercados. identificação de segmentos e mercados atrativos.

Bibliografia:
ENGEL, J. F. BLACKWELL, R. D. MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 1995.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
RIES, Al. TROUT, Jack. Posicionamento. São Paulo: Pioneira, 1993.
SCHIFFMAN, Leon G. KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
UNDERHILL, Paco. Vamos às compras: a ciência do consumo. Rio de janeiro: Campus, 1

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 00
Pré-requisito: ECA254

 

 

• Mídia (ECA253)

Fundamentos conceituais de mídia. Técnicas básicas de pesquisa de mídia e sua utilização. Leitura, análise e uso de pesquisas e de tabelas de preço. Planejamento estratégico de mídia. Relação da atividade de mídia com a de criação.

Bibliografia:
KOCH, V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992
MANEY, K. O futuro da megamídia. São Paulo: Makron Books, 1997.
TAHARA, Mizuho. Contato imediato com a mídia. São Paulo: Summus, 1994.
RIES, Al., TROUT, Jack. Posicionamento; como a mídia faz a sua cabeça. São Paulo: Pioneira, 1993.
SCHWARTZ, T. Mídia; o segundo Deus. São Paulo: Summus, 1995

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 00

 

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 5º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas de Livre Escolha 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Habilitação) 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Teoria) 4.0 60 00
Total de créditos (5º período) 19.0

 

 

 

6º Período

 

• História da Propaganda (ECA381)

Formação e desenvolvimento da atividade publicitária no Brasil e no exterior. Atualidades. Contextualização da atividade a partir de fatos sociais, políticos, econômicos, culturais e tecnológicos.

Bibliografia:
CASSRASCOZA, João Anzanelo. A evolução do texto publicitário. São Paulo: Futura, 1999.
CASTELO BRANCO, Renato, MARTENSEN, Rodolfo Lima, REIS, Fernando. História da propaganda no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.
OLESEN, Jens, BARROS, Altino. McCann: 50 anos em 2. São Paulo: Siciliano, 1995.
PERISCINOTO, Alex. Mais vale o que se aprende que o que te ensinam. São Paulo: Best Seller, 1995.
VIEIRA, Lula. Loucuras de um publicitário. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 00

 

 

• Criação Publicitária (ECL249)

Processos de criação em publicidade: imagens, argumentos e roteiros. Identificação e análise de produções publicitárias. Direção de criação. Conceitos criativos. Do briefing ao anúncio. Criação de comerciais promocionais e institucionais.

Bibliografia:
CAMERON, Julia. Guia prático para a criatividade. Rio de Janeiro: Edioma, 1996.
DUAILLIBI, R., SIMONSEN JR., H. Criatividade: a formulação de alternativas em marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 1971.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1997.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade. São Paulo: Loyola, 1999.
VESTERGAARD, Torben. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30
Requisitos: ECL254, ECL393

 

 

• Criação Mídias Contemporâneas (ECL391)

Processos de criação em publicidade abordando as mídias e ações alternativas existentes no mercado publicitário contemporâneo. Conceitos criativos. Criação de peças e ações promocionais e institucionais..

Bibliografia:

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 6º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas de Livre Escolha 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Habilitação) 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Teoria) 4.0 60 00
Total de créditos (6º período) 18.0

 

 

 

7º Período

 

• Assessoria de Comunicação (ECA373)

Divulgação como ferramenta de Comunicação de Marketing. Planejamento de Comunicação adequado aos objetivos da organização. Imagem pública. Comunicação interna nas organizações. Lobby e relações políticas. Relações comunitárias.

Bibliografia:

CAHEN, Roger. Tudo que seus gurus de Comunicação Social não lhe ensinaram. São Paulo: Best Seller, 1990.
DOTHY, Dorothy. Divulgação Jornalística e Relações Públicas. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1990.
KOTLER, Phillip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
NOGUEIRA, Nemércio. Opinião pública e democracia: desafios à empresa. São Paulo: Nobel, 1987.
POAYRES, Walter. Imagem Pública. São Paulo: Globo, 1998.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 15 15

 

 

• Legislação e Ética em Comunicação (ECA374)

Ética e direito: o tradicional e na civilização tecnológica. Direito à informação. Legislação de atividades de comunicação. Direitos e deveres. Direito autoral. Legislação específica. Código de defesa do consumidor. Regulamentação da profissão.

Bibliografia:
ANDRÉ, Alberto. Ética e códigos da comunicação social. Porto Alegre: Sagra-Luzzato, 1995.
CAMPANHOLE, GIACOMINI Filho, Gino. Consumidor versus Propaganda. São Paulo: Summus, 1991.
Vademecum jurídico das empresas de radiodifusão. Brasília: ABERT. Legislação disponível na página http://208.184.234.136/a_juri.cfm

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 0

 

 

• Projeto Experimental I (ECA484)

Etapas de desenvolvimento do trabalho de final de curso; escolha do tema e do orientador; definição de objetivos; delimitação do tema; pesquisa bibliográfica; métodos de pesquisa; plano de trabalho; normas para elaborar monografias e relatórios técnicos.

Bibliografia:
DENCKER, A. F. M. Pesquisa Empírica em Ciências Humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura. 2000.
CERVO, A. L., BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 1997.
LAKATOS, E. M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1996.
RUSSO, M., CAVALCANTI, I. G. M. et al. Manual para elaboração e normalização de dissertações e teses. Rio de Janeiro: [s.n.], 1997. 1v. Original datilografado

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Gestão Organiz p/ Comunicação (ECA486)

Teorias de organização e de administração. Princípios e funções organizacionais. O ambiente sócio-organizacional, modelos e cenários. Organização inovadora. Planejamento e implementação de plano de ação administrativa. Tecnologia de informação gerencial. Comportamento organizacional

Bibliografia:
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. São Paulo: McGraw Hill, 1979.
RIBEIRO, Julio (et.al.). Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1995.
SANTANNA, Armando. Propaganda, teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
2.0 30 00

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 7º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas de Livre Escolha 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Habilitação) 4.0 60 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Teoria) 2.0 30 00
Total de créditos (7º período) 19.0

 

 

 

8º Período

• Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda (ECAY04)

Elaboração do trabalho de final de curso correspondente à habilitação do aluno. Confirmação do tema e do orientador. Coleta e tratamento dos dados e informações. Revisão da literatura. Normas para elaboração de monografias e relatórios técnicos.

Bibliografia:
CERVO, A. L., BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
DENCKER, A. F. M. Pesquisa Empírica em Ciências Humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura. 2000.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 1997.
LAKATOS, E. M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1996.
RUSSO, M., CAVALCANTI, I. G. M. et al. Manual para elaboração e normalização de dissertações e teses. Rio de Janeiro: [s.n.], 1997. 1v. Original datilografado.

OBS: Trata-se de Requisito Curricular Complementar com prazo máximo de conclusão de três semestres letivos.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
6.0 00 180
Requisitos: ECA484

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 8º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas de Livre Escolha 6.0 90 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Habilitação) 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Teoria) 2.0 30 00
Total de créditos (7º período) 19.0

 

 

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