Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

 

Prazo máximo de integralização: 14 segmentos.

Duração recomendada: 8 segmentos.

Número mínimo de horas (CNE): 2700.

Duração em anos (CNE): Mínima: 4 ... Máxima: 7

Reconhecimento: Portaria 520. de 15/10/2013. publicado no Diário Oficial da União em 17/10/2013.

Aprovação do Currículo: Processo 0205080152. de 08/05/2002. publicado no Boletim Interno da UFRJ em 08/05/2002

Observações: Para pleitear acesso ao ciclo profissional, em qualquer habilitação, o aluno deverá cumprir um mínimo de quinze disciplinas obrigatórias do ciclo básico e os dois laboratórios de comunicação (A e B). Quando atinge essas condições, é facultado ao aluno aguardar, para exercer o direito de escolha, até, no máximo, um período adicional cursando disciplinas faltantes ou outras complementares.

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO FLUXOGRAMA DAS DISCIPLINAS DE RÁDIO E TV 

 

Obrigatórias

 

4º Período

• Roteiro e Redação de Audiovisual (ECL256)

O roteiro e os processo de produção audiovisual. Funções e usos do texto no audiovisual. O processo de criação e os elementos do roteiro. O drama. formas de apresentação do roteiro. Diálogos e narração. Adaptação de obras literárias.

Bibliografia:

ARISTÓTELES. Poética. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1984.
CHION, Michel. O Roteiro de Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
COIMBRA, Oswaldo. O Texto da Reportagem Impressa - um curso sobre sua estrutura – Cap.1 (A dupla face do texto), São Paulo: Ática, 1993.
COMPARATO, D. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
SODRÉ, Muniz. O Monopólio da Fala – Função e Linguagem da Televisão no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1989.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Martins Fontes, sd.


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

• Tecnologia da Produção (ECA122)

Tecnologia para a produção em rádio e TV. Equipamentos e sistemas. Convergência de mídias. Áudio analógico X digital. Vídeo analógico X digital.


Bibliografia:

Revista Áudio, Música & Tecnologia. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia
Media manuals. New York: Focal Press.
Site na Internet: www.paytv.com.br


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Cinegrafia (ECL250)

Características plásticas da iluminação e dos recursos técnicos de registro de imagens em movimento. Aspectos formais das imagens cinematográfica e videográfica. Segmentação da narrativa audiovisual. Análise estética da imagem. Decupagem.

Bibliografia:

AUMONT, Jacques. A Estética do Filme. Campinas (SP): Papirus, 1995.
BORDWELL, David e THOMPSON, Kristin. Film Art: an Introduction. New York: McGraw-Hill, 1997.
MONCLAR, Jorge. O Diretor de Fotografia. Rio de Janeiro: Solutions Comunicações, 1999.
SANTOS, Rudi. Manual de Vídeo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.


Programa:

Clique AQUI

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Edição de Trilha Sonora (ECL376)

Sincronismo imagem-ruído-fala-música. Música incidental e integração da música no espetáculo audiovisual. Funções da música no acompanhamento do espetáculo cênico. Aplicabilidade de cores sonoras que caracterizam e ressaltam o "som da cena".

Bibliografia:

BRACEWELL, J.L. Sound design in the theater. New York: Ithaca College.
CHION, M. Audio-vision –sound on screen. New York: Columbia Univ. Press, 1994.
CHION, M. Le son au cinéma. Paris: Edicion de l’etoile, 1992.
CHION, M. La music au cinéma. Paris: Librarie Arthème Fayard, 1995.
HOLMAN, T. Sound for film and television. New York: Focal Press.


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 15 45

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 4º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas de Livre Escolha 4.0 60 0
Atividades Academicas Optativas (Grupo Habilitação) 2.0 30 0
Atividades Academicas Optativas (Grupo Teoria) 4.0 60 0
Total de créditos (4º período)
22.0

 

 

 

 

5º Período

 

• Produção de Audiovisual (ECA355)

Fases e equipe da realização de produto audiovisual privilegiando o ponto de vista da produção. O mercado hoje. Novas tecnologias e possibilidades profissionais. Análise de roteiro do ponto de vista da produção. Análise técnica, orçamento, cronograma.

Bibliografia:

AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1994.
CHION, Michel. O roteiro do cinema. São Paulo: Martins Fontes.
METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1968.
METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1971.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1984.


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Gravação e Mixagem de Áudio (ECA354)


Tipos de microfones e sua utilização. Técnicas de gravação e mixagem de som. Operação em estúdio, operação em externa. Edição de som. Análise comparativa de gravações. O som no rádio, na televisão, no cinema, no teatro, no disco e no show ao vivo.

Bibliografia:

CYSNE, L. F. Áudio, engenharia e sistemas. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia, 1998.
RUNSTEIN, R. E. Modern recording techniques. New York: Howard&Sons, 1974.
Revista Áudio, Música & Tecnologia. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia
SETTE, H. Caixas acústicas e alto-falantes. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia, 1998.
VALLE, S. Microfones, tecnologia e aplicação. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia, 1998.


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Produção Radiofônica (ECL388)

Técnicas de realização de programas de rádio. Da idéia ao roteiro. Desenvolvimento, gravação e apresentação de programas. Os gêneros radiofônicos: a revista, o documentário, a crônica e o humor. Do esquete ao radioteatro.

Bibliografia:

COMPARATO, D. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
RIBEIRO, F. C. Rádio, produção, realização, estética. Lisboa: Editora Arcádia, 1964.
SPERBER, G. B. Introdução à peça radiofônica. São Paulo: EPU, 1980.


Programa:

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 5º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas de Livre Escolha 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Habilitação) 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Teoria) 4.0 60 00
Total de créditos (5º período) 17.0

 

 

 

6º Período

 

• Computação Gráfica P/ Vídeo (ECL389)

Teoria e prática da Computação Gráfica aplicada à Televisão. Princípios e fundamentos da constituição da imagem digital. Programas auxiliados por computador para desenho, tratamento de imagem, animação 2D e 3D.

Bibliografia:

BAXES, G. A. Digital Image Processing: Principles and Applications. John Wiley, 1994.
CORRIGAN, J. Computação Gráfica: segredos e soluções. Rio de Janeiro: Ciência Moderna. 1994.
KERLOW, I. V. The Art of 3-D: Computer Animation and Imaging 2nd Edition. John Wiley & Sons. 2000.
MACDONALD. L. W., LUO, M. R. Colour Imaging: Vision and Technology. John Wiley, 1999.
WATT, A. H. The Computer Image. Addison-Wesley, 1998.


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Edição de Imagem e Som (ECL375)

O papel da edição na construção do sentido no audiovisual. Edição, narratividade e construção espaço-temporal. O paradigma clássico e outras formas narrativas audivisuais. A relação som-imagem. Operação de ilha de edição. Pós-produção.

Bibliografia:

BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema? São Paulo: Ed. Brasiliense/Nova Cultural, 1985.
CHION, Michel. Audio-Vision; Sound on Screen, New York: Columbia University. 1994.
TELES, Gilberto Mendonça, Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro – Apresentação e Crítica dos Principais Manifestos Vanguardistas, Petrópolis: Vozes, 1992.
VERTOV, Dziga, Nós – variação do manifesto, Resolução do Conselho dos Três, Nascimento do Cine-Olho, in, ISMAIL, Xavier A experiência do Cinema, Rio de Janeiro: Graal, 1991.


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Direção de Audiovisual (ECL396)

Fases e equipes na realização de um audiovisual privilegiando o ponto de vista da direção. Relação do diretor com os segmentos da equipe. O assistente de direção. O diretor e o roteiro, a filmagem e a montagem. Decupagem. Análise de filmes.

Bibliografia:


Programa:

Clique AQUI

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 6º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas de Livre Escolha 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Habilitação) 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Teoria) 4.0 60 00
Total de créditos (6º período) 17.0

 

 

 

7º Período

 

• Direção de Atuação (ECL485)

O ator no teatro e o ator nas câmeras. A leitura do roteiro e a construção dos personagens. O processo de ensaios. Respiração, intenção e sub-texto. Marcação cênica e posicionamento diante das câmreas, iluminação e microfones. montagem e continuidade.

Bibliografia:

BOAS, Sérgio Vilas. O estilo magazine. São Paulo: Summus, 1996.
ERBOLATO, Mário. Jornalismo gráfico. São Paulo: Loyola, 1981.
SILVA, R. S. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus, 1985.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

 

• Legislação e Ética em Comunicação (ECA374)

Ética e direito: o tradicional e na civilização tecnológica. Direito à informação. Legislação de atividades de comunicação. Direitos e deveres. Direito autoral. Legislação específica. Código de defesa do consumidor. Regulamentação da profissão.

Bibliografia:

ASLAM, Odette. O ator no séc. XX, São Paulo: Perspectiva, 1994.
BARR, Tony. Acting for the camera, Harper perennial, 1999. (exercícios traduzidos)
NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da tragédia, São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator, Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
STANISLAVSKY, Constantin. A Preparação do ator, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.


Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
4.0 60 0

 

 

• Projeto Experimental I (ECA484)

Etapas de desenvolvimento do trabalho de final de curso; escolha do tema e do orientador; definição de objetivos; delimitação do tema; pesquisa bibliográfica; métodos de pesquisa; plano de trabalho; normas para elaborar monografias e relatórios técnicos.

Bibliografia:
DENCKER, A. F. M. Pesquisa Empírica em Ciências Humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura. 2000.
CERVO, A. L., BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 1997.
LAKATOS, E. M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1996.
RUSSO, M., CAVALCANTI, I. G. M. et al. Manual para elaboração e normalização de dissertações e teses. Rio de Janeiro: [s.n.], 1997. 1v. Original datilografado

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
3.0 30 30

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 7º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas de Livre Escolha 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Habilitação) 4.0 60 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Teoria) 2.0 30 00
Total de créditos (7º período) 18.0

 

 

 

8º Período

• Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda (ECAY04)

Elaboração do trabalho de final de curso correspondente à habilitação do aluno. Confirmação do tema e do orientador. Coleta e tratamento dos dados e informações. Revisão da literatura. Normas para elaboração de monografias e relatórios técnicos.

Bibliografia:
CERVO, A. L., BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
DENCKER, A. F. M. Pesquisa Empírica em Ciências Humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura. 2000.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 1997.
LAKATOS, E. M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1996.
RUSSO, M., CAVALCANTI, I. G. M. et al. Manual para elaboração e normalização de dissertações e teses. Rio de Janeiro: [s.n.], 1997. 1v. Original datilografado.

OBS: Trata-se de Requisito Curricular Complementar com prazo máximo de conclusão de três semestres letivos.

Programa:

 

Créditos Carga Horária
Teórica Prática
6.0 00 180
Requisitos: ECA484

 

Outras disciplinas a serem cursadas no 8º período
Nome Créditos Carga Horária
Teórica Prática
Atividades Academicas de Livre Escolha 6.0 90 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Habilitação) 2.0 30 00
Atividades Academicas Optativas (Grupo Teoria) 2.0 30 00
Total de créditos (8º período) 16.0

 

 

Topo