Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

 

Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos

 

A Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos— CIEC — é um núcleo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ. Nossas pesquisas, em toda a sua diversidade, têm uma preocupação comum que a expressão "estudos contemporâneos" busca indicar. Num sentido mais imediato de "contemporâneo", tratamos de temas do presente, mas não só porque constituem a atualidade e caracterizam o nosso tempo. Os trabalhos também buscam recortes, métodos e olhares para explorar intensidades particulares desse presente e que poderiam mesmo em alguma medida transformá-lo. Assim, práticas sociais, culturais e políticas de contestação e criação costumam ser alvos comuns de interesse.
No quadro de nossas três linhas de pesquisa — Cultura e identidade, Estudos da cidade e da comunicação, Imagem, estética e poderes — temos privilegiado os temas: fronteiras culturais no meio heterogêneo das cidades e na experiência nacional; práticas comunicativas no espaço urbano; identidades, subjetividades e relações de poder no contexto do mundo globalizado; políticas e poéticas da imagem; produção comunicativa contemporânea e a sua crítica.
Nossa atuação consiste na implementação de pesquisas, formação de pesquisadores e estabelecimento de cooperação acadêmica entre pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.

Estrutura

Coordenadora
Isabel Travancas

Vice-coordenadora
Monica Machado

Pesquisadores
Consuelo Lins (Escola de Comunicação, UFRJ)
Ilana Strozenberg (Escola de Comunicação, UFRJ)
Isabel Travancas (Escola de Comunicação, UFRJ)
Ivana Bentes (Escola de Comunicação, UFRJ)
Janice Caiafa (Escola de Comunicação, UFRJ)
Liv Sovik (Escola de Comunicação, UFRJ)
Lucimara Rett (Escola de Comunicação, UFRJ)
Marta Pinheiro (Escola de Comunicação, UFRJ)
Monica Machado (Escola de Comunicação, UFRJ)
Patrícia Burrowes (Escola de Comunicação, UFRJ)

Pesquisadores Associados

Beth Goidanich( pesquisadora independente)
Fernanda Martinelli (Faculdade de Comunicação, UnB)
Fernando do Nascimento Gonçalves (Faculdade de Comunicação Social, UERJ)
Lucia Santa Cruz (Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM)
Márcia Cristina da Silva Sousa (MP2 Produções Ltda)
Marcia Contins (Departamento de Ciências Sociais, UERJ)
Talitha Ferraz (Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM)
Virgínia Kastrup (Instituto de Psicologia, UFRJ)

Linhas de pesquisa
1. Cultura e Identidade
Coordenação: Ilana Strozenberg

2. Estudos da Cidade e da Comunicação
Coordenação: Janice Caiafa

3. Imagem, Estética e Poderes
Coordenação: Ivana Bentes

Percurso
O CIEC foi criado em 1986 pela Prof. Heloísa Buarque de Hollanda e seu objetivo inicial era documentar e analisar a produção cultural contemporânea, com ênfase no caso brasileiro. Muitas pesquisas e exposições foram realizadas no âmbito dessa diretriz, algumas registradas nas publicações do núcleo. Ao longo dos anos, o CIEC mudou a ênfase de seu trabalho de pesquisa, passando a privilegiar, num certo momento, a linha de estudos culturais e, mais recentemente, recuperando a noção de contemporâneo. Os estudos de mídia, de identidade cultural e etnicidade figuram desde o início da implementação do núcleo e já há vários anos se acrescentaram os estudos da cidade, da tecnologia, da imagem e da globalização.
O CIEC tem mantido relações institucionais para troca de experiência de pesquisa com diversos núcleos e grupos, entre os quais o PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea), ligado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, o NUCC (Núcleo de Cognição e Coletivos), do Instituto de Psicologia da UFRJ, e o CAC, (Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade), da Faculdade de Comunicação Social da UERJ.

Publicações
Papeis Avulsos
Documentos
Quase Catálogo

Obs: O acervo de publicações do CIEC se encontra provisoriamente alojado nas dependências do PACC.

 

Endereço

Sala 130 da Escola de Comunicação, Campus da Praia Vermelha, UFRJ

 

 

Topo