Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

ETHOS - Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais

 

O núcleo de pesquisa ETHOS – Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais, recentemente criado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos professores/pesquisadores Nízia Villaça, Ester Kosovski e Frederico de Góes, se constitui como lugar de reflexão sobre o imaginário do corpo e suas estratégias no cenário contemporâneo espetacularizado pela multiplicação acelerada das imagens e virtualizado pelo avanço da tecnociência.

O interesse central dos questionamentos é pensar as redemarcações dos espaços doméstico e público, os processos de subjetivação, os laços de solidariedade social que se inventam e configuram no cotidiano, através de olhar construído nos limites do campo comunicacional com disciplinas como a Ética, a Filosofia, a Estética, a Psicologia, a Antropologia, a Sociologia e Comunicação Social.

Objetivos

As atividades do Núcleo serão executadas por pesquisadores da UFRJ e de outras universidades e instituições nacionais e estrangeiras, e por pesquisadores visitantes.

O ETHOS teve seu ponto de partida no trabalho de ensino e pesquisa que vem sendo realizado na pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e nos cursos de graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ). Sua meta é realizar trabalhos de integração entre estudantes de diferentes níveis, uma vez que também propicia a alunos e pesquisadores da pós-graduação a oportunidade de um exercício didático nas turmas de graduação.

Os três Coordenadores, respectivamente Nizia Villaça, Ester Kosovski e Frederico de Góes, de há muito desenvolvem trabalho integrado, já tendo mesmo, publicado em colaboração. No momento, Nizia Villaça e Frederico de Góes se dedicam à pesquisa e ensino sobre os discursos do Corpo e a Moda como estratégia, temas para os quais a pesquisa da Professora Ester Kosovski, com sua experiência sobre Ética, comportamentos desviantes e a questão do estigma, é de valiosa importância no sentido da leitura da dinâmica que reveste e transforma estes fenômenos no contemporâneo.

Tais estudos articulam-se com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação da ECO/UFRJ, que vem se desenvolvendo em torno da produção das novas subjetividades no campo da Literatura e da Mídia em geral, sobretudo face à crise dos fundamentos que orientaram o projeto moderno, redimensionando o lugar da verdade, da ética e da estética, a partir das transformações das categorias de espaço e tempo no horizonte dos avanços tecnológicos.

As atividades serão, então pensadas numa visão multi e transdisciplinar, de modo a produzir e divulgar saberes não compartimentados através de cursos, seminários, conferências, eventos multimidiáticos e publicações.

Linhas de Pesquisa
- A Est-ética da Moda e o imaginário das tribos.
- A produção do corpo nas mídias: texto e imagem
- Comunicação, comportamento e vida urbana
- Corpo, arte, cultura e tecnologia
- Discurso corporal e suas estratégias: gênero, etnia e faixa etária
- Processos de subjetivação no contemporâneo: tendências narrativas
- Brasil: identidade e consum

Coordenadora:

Nízia Villaça

Pesquisadores

Ester Kosovski (Comunicação/UFRJ)
Frederico de Góes (Letras/UFRJ)
Káthia Castilho Cunha (Prof. USP)
Rita Andrade (Anhembi Morumbi/Moda)
Mônica Moura (Anhembi Morumbi/Moda)
Regina Andrade (Ciência da Arte/UFF)
Ângela M. Dias de Brito Gomes (Prof. UFF)
João Batista de Macedo Freire Filho (ECO/UFRJ)
Carlos Moreno (Jornalismo/UFRJ)
João Maia (Teoria da Comunicação/UERJ)
Denise Jorge Trindade (Comunicação/UNESA)
Larissa Grandi (Doutoranda ECO/UFRJ)
Regina Machado (Doutoranda ECO/UFRJ)

Contato

3873-5050

Topo