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Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação

O Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM) é um centro de pesquisa vinculado à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criado em 1992, o NEPCOM vem desenvolvendo atividades de pesquisa, documentação e assessoria no campo da comunicação e da cultura contemporânea.

Através de projetos transdisciplinares, o núcleo busca estabelecer uma rede nacional e internacional de pesquisadores, na tentativa de dinamizar a discussão acadêmica e cultural sobre novas perspectivas na área de estudos comunicacionais. O núcleo desenvolve também atividades de pesquisa que visam subsidiar políticas culturais e de desenvolvimento implementadas por órgãos e instituições públicas. As atividades de documentação e pesquisa promovidas pelo núcleo vêm proporcionando uma integração mais efetiva entre a graduação e a pós-graduação e contribuindo para a formação de um quadro de pesquisadores no campo da comunicação e da crítica da cultura.

 

Áreas de atuação

Desenvolvimento de linhas e projetos de pesquisa em torno da temática da comunicação no contexto das culturas contemporâneas. O mapeamento da especificidade dos diversos temas e espaços ali compreendidos nos remete ao desafio de avaliar a crise e a diversidade das experiências modernas no mundo atual. A problemática da dinâmica cultural, especialmente dos espaços urbanos contemporâneos, vem adquirindo considerável importância, na medida em que esses cenários criam ambientes de convivência, experimentações culturais e modalidades econômicas que ultrapassam as demarcações de fronteiras nacionais.

 

Áreas de interesse

Comunicação, Espetáculo e Indústria do Entretenimento
Repensar o papel e a dinâmica do espetáculo e da indústria do entretenimento na sociedade contemporânea: seus reflexos sobre organização da vida social. Desenvolvimento de estudos de Comunicação & Cultura (Cultura da Mídia) e de Comunicação & Indústria do Entretenimento – subsídios para a elaboração de novas políticas públicas e para a construção do Desenvolvimento Local Sustentável no mundo globalizado.

Comunicação e Experiência Urbana
Repensar a comunicação e os processos sociais e/ou subjetivos desenvolvidos no espaço urbano no mundo atual. Desenvolvimento de estudos que privilegiam especialmente a análise dos seguintes temas: as novas formas de sociabilidade; as expressões culturais e políticas; os processos de construção identitária e de consumo; os processos de exclusão social e/ou produção criativa.

Comunicação e Culturas Juvenis
Análise das novas configurações de subjetividade e sociabilidade juvenil na vida on-line e off-line. O circuito de produção e consumo midiático das subculturas, cenas e tribos. Destaque para os estudos das seguintes temáticas: práticas dos fãs; representações dos adolescentes e jovens na mídia; juventude, poder e resistência: ativismo digital e intervenções urbanas; dinâmica dos circuitos e do mercado do audiovisual e seus reflexos sobre a construção do cotidiano dos atores sociais.

Comunicação, Poder e Cidadania
Estudo das relações sociais que articulam o sistema produtivo – baseado nas lógicas de mercado – ao sistema político: implicações sobre a diversidade da oferta e o acesso à comunicação como elemento constituinte da cidadania. Análise da dinâmica envolvendo as organizações de comunicação (ênfase na articulação entre produtores, reguladores, empresários e consumidores); as mudanças (e as continuidades) social-históricas que vêm ocorrendo nas últimas décadas no sistema produtivo e as várias formas de controle dos atores sociais e instituições.

Comunicação, História e Memória
História da comunicação e, em especial, da imprensa e da televisão no Brasil. Pesquisa sobre os processos comunicativos e suas relações com os sistemas sociais: o econômico, o político e o cultural. Ênfase na análise dos seguintes aspectos: a dinâmica de funcionamento das empresas de comunicação; as representações e as práticas discursivas; os gêneros narrativos (jornalismo, dramaturgia e entretenimento); o jornalismo como prática social e a identidade do profissional de imprensa. Reflexão sobre as relações entre mídia e memória: a valorização do passado no contexto da contemporaneidade.

  

Estrutura

Coordenação:
Micael Herschmann
Vice-coordenação:
João Freire Filho
Pesquisadores:
Ana Paula Goulart Ribeiro
Suzy dos Santos

  

Contato

Tel.: 3873-5050

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